13.9 C
Canela
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPresídio de Canela inicia projeto de qualificação da mão de obra prisional

Presídio de Canela inicia projeto de qualificação da mão de obra prisional

Publicidade

O Presídio Estadual de Canela deu início, no último final de semana, ao projeto Oficinas de Trabalho, com o objetivo de qualificar a mão de obra prisional e ressignificar o período de cumprimento da pena para os apenados, visando à sua reinserção na sociedade. A iniciativa é promovida pela diretoria do estabelecimento em conjunto com a equipe da 7° Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).

A primeira etapa do projeto, que contou com o apoio da Universal nos Presídios (UNP), começou no último sábado (01), quando os dez apenados envolvidos na ação participaram de um dia de aprendizado acerca da fabricação de tijolos de gesso. A capacitação proporcionou o conhecimento necessário para que eles pudessem começar a desenvolver o produto, que, posteriormente, será utilizado para revestir uma das paredes da sala de espera da unidade. A projeção é de que sejam produzidas cinco mil peças, com uma média produtiva de 100 tijolos por dia.

Publicidade

Além disso, o projeto contará com mais três etapas, aplicadas mensalmente. Na segunda, após a conclusão da produção, será realizada a oficina de aplicação, em que os apenados aprenderão como colocar as peças nas paredes. Na terceira, eles terão a oportunidade de desenvolver técnicas de pintura. Já na quarta fase, encerrando o projeto, os detentos serão ensinados a trabalhar com jardinagem.

Publicidade

A diretora da unidade, Cléria Diel, destacou a importância da iniciativa. “O trabalho, além de trazer dignidade, moralidade e eticidade, reaviva sentimentos para a construção de uma nova vida. Isso se reflete, também, em uma maior disciplina, transformando o comportamento e as atitudes dos apenados no sistema prisional”, afirmou.

Texto: Ascom Susepe

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Em um esforço para avaliar e apoiar a comunidade cultural de Canela, a Secretaria de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura, lançou um formulário intitulado “Levantamento da Situação dos Agentes Culturais do Município de Canela...
GRAMADO - A Polícia Civil, através da DP de Gramado, apreendeu na tarde desta quinta-feira (20/06) máquinas de caça níqueis que estavam em funcionamento em um bar na cidade.A Delegada Fernanda Aranha refere que as máquinas foram apreendidas configurando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.