11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura vai solicitar à Corsan reforço de caminhões-pipa para atender interior

Prefeitura vai solicitar à Corsan reforço de caminhões-pipa para atender interior

Publicidade

Para enfrentar este período de estiagem, a Prefeitura de Gramado está solicitando à Corsan o reforço de caminhões-pipa para o abastecimento de água na zona rural do município. O prefeito Fedoca Bertolucci vai entregar a solicitação ao presidente da Corsan. “É mais um pedido que estamos fazendo à Corsan para atender a nossa população”, afirmou o prefeito, lembrando de solicitações anteriores já feitas à empresa, como um novo reservatório com capacidade de 3 milhões de litros na Rua Bela Vista (acesso ao Parque Aldeia do Papai Noel) e maior pressão e volume de água na rede adutora entre Canela e Gramado.

Atualmente a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos executa este abastecimento no interior com dois caminhões-pipa, um com capacidade de 7 mil litros e outro de 11 mil. Neste mês de abril foram atendidas 129 famílias (aproximadamente 600 pessoas) em 19 localidades do interior, somando mais de 1 milhão e 200 mil litros. Em janeiro foram 70 famílias e 600 mil litros fornecidos.

Publicidade

A secretária de Obras e Serviços Urbanos, Simone Cazu, ressalta que o fornecimento com caminhões-pipa ocorre somente nos locais onde não existe rede de abastecimento de água potável pela Corsan, empresa concessionária deste serviço público no município. “Devido à estiagem que vem ocorrendo em nosso Estado e consequentemente secando alguns poços no interior do município, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos vem sendo procurada diariamente para fornecimento de água”, afirma Simone. E os dois veículos do município não tem conseguido suprir a demanda.

Publicidade

As famílias do interior que necessitarem de fornecimento de água, devem se dirigir até a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para realizar um cadastro e, assim, serem incluídas na programação de atendimento. O telefone de contato é 3286-2549, das 7 às 13 horas. Entre as exigências para o abastecimento está ter caixa d´água de fácil acesso.

Acompanhamento

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem acompanhado o fornecimento de água pela Corsan para garantir o abastecimento no município, nas zonas urbana e rural. No fim de semana passado, por exemplo, a secretária Cristiane Bandeira solicitou à gerência da unidade local providências para problema de desabastecimento em duas ruas do bairro Moura.

Poços artesianos

Foram perfurados dois poços artesianos para reforçar o abastecimento de água no interior. Na Linha Furna, no dia 20 foi concluída a perfuração de poço que deve beneficiar 22 famílias. Está conseguindo captar de oito a 10 mil litros por hora. Já na Linha Nova, a perfuração que foi feita não obteve vazão de água. A partir da próxima terça-feira, dia 4, nova tentativa deve ser feita pela equipe e maquinário do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, que firmou convênio com as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente para a execução deste serviço. O secretário interino da Agricultura, Ivan Sidegun, explica que estes poços devem agilizar o abastecimento de água, principalmente neste momento de estiagem.

Atualmente dois caminhões da Prefeitura fazem abastecimento no interior – Foto: Divulgação
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.