A Vila Suíça, em Gramado, deverá ter uma rede de esgoto que atenderá a todas as residências da área. O projeto foi entregue à Prefeitura na semana passada pelos técnicos da KGR Empreendimentos Imobiliários, em atendimento a uma contrapartida da Operação Urbana Consorciada (OUC) da Vila Suíça.
A rede coletora de esgotos da Vila Suíça terá uma extensão de 1,5 mil metros e duas estações de bombeamento. Haverá interligação com a rede coletora que passa na avenida Borges de Medeiros e segue até a Estação de Tratamento da Linha Ávila. No total, 151 unidades habitacionais serão atendidas, e resolverá um problema antigo que foi o responsável pelo embargo de todo o bairro.
Além da construção de uma rede de esgotos, outra contrapartida em andamento são obras como a implantação de trilhas no Parque das Orquídeas, que fica em área próxima. O trabalho de levantamento da flora e fauna do local está sendo realizado pelo Instituto-E, premiada organização de caráter ambiental, cultural, educativo, de assistência e responsabilidade social. Também está em análise uma possível ligação por teleférico entre o Parque das Orquídeas e o Parque dos Pinheiros.
Também está previsto a melhoria no acesso viário à Vila Suíça.
Foto: Dinarci Borges/ Divulgação