O governador Eduardo Leite anunciou à pouco que as restrições de fechamento do comércio serão mantidas em novo decreto até o dia 30 de abril nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, onde há maior incidência do coronavírus no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito através de uma live em rede social do Governo do Estado.
A medida não inclui a Região das Hortênsias e em razão disso, os prefeitos Constantino Orsolin e Fedoca Bertolucci, de Canela e Gramado, poderão decidir pela reabertura ou não do comércio nas duas cidades. Tão logo o decreto estadual seja publicado no Diário Oficial, as duas prefeituras poderão decidir quais medidas vão adotar. Caso optem pela reabertura, deverão observar regras de acesso e de higiene.
A decisão do Governo do Estado se mostra cautelosa já que, antes de anunciar o conteúdo do novo decreto, Leite mostrou dados que indicam que o Rio Grande do Sul conseguiu achatar a curva do coronavírus. O Estado, na comparação com outros do país, tem algumas das menores taxas de infecção de pessoas e também de óbitos.
Gramado aguarda o Decreto Estadual
A Prefeitura de Gramado aguarda a publicação oficial do decreto do governador Eduardo Leite para conhecer toda a extensão das medidas previstas pelo Estado neste documento. “Estamos em vigília permanente, tanto é que hoje à tarde estivemos reunidos com representantes das entidades da região e em contato frequente com o presidente da Associação dos Municípios da Serra, para conhecermos os termos do decreto e tomar as nossas decisões sem ferir a hierarquia da norma legal. Estamos aguardando a publicação do decreto estadual porque ele tem prevalência em relação à norma municipal”, afirmou o prefeito Fedoca Bertolucci.
Constantino prorroga Decreto
O prefeito Constantino Orsolin prorrogou o decreto municipal nº 8.719, de 1º de abril de 2020, por mais 48 horas, pelo fato de o novo decreto estadual, ainda não ter sido publicado no Diário Oficial. O Município de Canela se pauta e segue orientações do Ministério Público para adequar suas ações às determinações do Piratini.
Amanhã, após a publicação do decreto estadual no Diário Oficial do Estado, o prefeito Constantino participa de uma videoconferência com os prefeitos da AMSERRA (Associação dos Municípios de Turismo) para definir ações em conjunto. Em seguida, deve reunir seu grupo de trabalho, também por videoconferência, para avaliar as medidas que serão adotadas em Canela
Municípios da Região Metropolitana
- Alvorada
- Araricá
- Arroio dos Ratos
- Cachoeirinha
- Campo Bom
- Canoas
- Capela de Santana
- Charqueadas
- Dois Irmãos
- Eldorado do Sul
- Estância Velha
- Esteio
- Glorinha
- Gravataí
- Guaíba
- Igrejinha
- Ivoti
- Montenegro
- Nova Hartz
- Nova Santa Rita
- Novo Hamburgo
- Parobé
- Portão
- Porto Alegre
- Rolante
- Santo Antônio da Patrulha
- São Jerônimo
- São Leopoldo
- São Sebastião do Caí
- Sapiranga
- Sapucaia do Sul
- Taquara
- Triunfo
- Viamão
Municípios da região de Caxias do Sul
- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Ipê
- Monte Belo do Sul
- Nova Pádua
- Pinto Bandeira
- São Marcos
- Santa Teresa
- Nova Roma do Sul