CANELA | Na última sexta-feira, dia 28, o prefeito Gilberto Cezar prestigiou a cerimônia de formatura do projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), em Canela. O ato aconteceu no Clube Serrano e marcou o fechamento de um período dedicado à formação cidadã das 16 crianças e adolescentes que participaram do projeto ao longo de 2025.
Na oportunidade, além de entregar os certificados aos formandos, o prefeito de Canela também ressaltou que o projeto Bombeiro Mirim realizou muitas ações positivas no município durante este ano, o que resultou em muito aprendizado para os jovens bombeiros. “Essa turma aprendeu muito sobre disciplina, confiança e a trabalhar em equipe, mas também conquistou para nossa cidade o título de campeões na Olimpíada Estadual do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. Parabéns à corporação, a todos os formandos e às famílias que apoiaram essa turma até agora”, afirmou Gilberto na solenidade.
De acordo com a sargento Jéssika Assmann, coordenadora do programa Bombeiro Mirim em Canela, as crianças e jovens que concluíram a formação participaram de atividades que estimularam a disciplina, a solidariedade, a liderança, o espírito comunitário e a prevenção – preceitos que movem a iniciativa.
Durante a cerimônia também ocorreu a apresentação do novo mascote do projeto Bombeiros Mirins de Canela, o Brasinha, que passa a integrar todas as ações realizadas a partir de agora. A sargento Assmann explica que o personagem foi criado para simbolizar coragem, amizade, proteção e espírito solidário, mas, acima disso, por ser um pequeno dragão “bombeiro”, equipado com os equipamentos de proteção individual (EPIs) da corporação, fala em diversidade e que não é correto julgar o outro pela aparência. “Não devemos carregar rótulos. O Brasinha não quer colocar fogo como um dragão, ele quer apagar, escolheu o lado do bem”, destacou.
Participaram da formatura, além do prefeito Gilberto Cezar, o comandante-geral do CBMRS, coronel Julimar Fortes Pinheiro; o comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar, capitão Marcelo Montini Júnior; o comandante da Patram, tenente Marco Antônio Ritter; o promotor de Justiça, Mateus Cargin; o vereador Rodrigo Rodrigues; e o administrador do Presídio Estadual de Canela, Rômulo Tomazini dos Santos.
Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela




















