Prefeito Constantino se reúne com secretários para discutir a mudança de bandeira

79
Prefeito Constantino Orsolin - Foto: Rita Souza

O Governo do Estado anunciou na noite de sábado (13) que a Serra foi classificada com a bandeira vermelha, representando risco alto de contágio do novo coronavírus. Como Canela pertence a esta região terá que seguir o modelo de distanciamento estabelecido pelo governo estadual que impõe uma série de restrições a partir desta segunda-feira (15), incluindo o fechamento do comércio varejista, de academias, salões de beleza, entre outros.

Para discutir as mudanças o prefeito Constantino Orsolin reuniu na tarde deste domingo (14), por videoconferência, toda sua equipe de secretários e adjuntos, representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), do Controle Interno e o vice-prefeito Gilberto Cezar. “É uma decisão estadual e obrigatoriamente temos que acatar! Como município podemos ser mais restritivos do que o Estado, mas não ampliativos. Vamos conversar com os demais municípios da região para avaliarmos medidas que possam ser adotadas em conjunto, priorizando sempre a saúde da população e a economia do nosso município”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.

Publicidade

Com a bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, como farmácias e supermercados, por exemplo, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados. Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.

Publicidade

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

Prefeitos da região se reúnem segunda-feira

Prefeitos das cidades que compõe a Associação dos Municípios de Turismo da Serra Gaúcha (Amserra) terão reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (15), na Prefeitura de Gramado. Como o prefeito Constantino Orsolin integra o grupo de risco, o vice-prefeito Gilberto Cezar, a secretária de Saúde, Patrícia Valle e a procuradora do Município, Débora Brantes, representarão Canela no encontro. “Vamos tentar agendar uma audiência com o governador Eduardo Leite para expor a nossa realidade, pois nossa região possui leitos e respiradores disponíveis”, destaca Gilberto Cezar.
O prefeito Constantino Orsolin ressalta o compromisso do município de Canela em trabalhar pela saúde em primeiro lugar, com foco no enfrentamento à Covid-19, destacando que a Administração Municipal também busca a retomada da economia. “Cada eixo comercial tem sua entidade, associação ou sindicato representativo, seja a nível estadual ou federal. E estas entidades devem buscar e reivindicar ajustes da bandeira junto ao Governo do Estado, aonde o apoio da administração municipal não faltará”, analisa o prefeito Constantino Orsolin.