CANELA | O prefeito de Canela Constantino Orsolin participou como palestrante no 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro em Belo Horizonte (MG).
O evento, que se concentrou nos desafios e oportunidades para os novos gestores públicos, contou com a presença de vários líderes municipais.
No painel de encerramento do segundo dia (13/11) o prefeito Constantino abordou o tema “Desenvolvimento Econômico do Município”, compartilhando a experiência de Canela na busca por soluções inovadoras para o crescimento do Município. Ele iniciou sua palestra com uma provocação ao público: “Por que a gente quis ser prefeito se, a partir de 1º de janeiro de 2025, o nosso sossego acabou, as nossas mordomias acabaram e a população começa a falar mal da gente?”. A pergunta gerou reflexão entre os presentes sobre os desafios da administração pública.
Orsolin destacou suas ações como gestor citando a criação da Escola de Tempo Integral, o Cidica, e ajuda do poder público para a implementação de atrativos da iniciativa privada, como Skyglass, Roda Canela, Space Adventure, entre outros. Além de Constantino, outros gestores compartilharam seus casos de sucesso, mostrando as boas práticas adotadas em diferentes municípios e como essas experiências podem ser aplicadas em outras realidades. O evento foi um importante espaço de troca de conhecimento para os novos prefeitos e suas equipes.
A ação buscou qualificar os prefeitos eleitos para mandatos dos próximos quatro anos e contou com painéis orientados aos responsáveis pela administração municipal sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada. Em Minas Gerais, 378 gestores municipais foram reeleitos para o segundo governo, enquanto 475 novos mandatários assumem a cadeira a partir de janeiro de 2025.