Num duelo emocionante, com quase três horas de duração, o título da Copa Scur dos Campeões foi para Nova Petrópolis, com a equipe do Pouca Bola batendo nos pênaltis o Bola 8/Espelho Gaúcho, de Canela. A decisão ocorreu na noite de sexta-feira (7), no Ginásio Perinão. Com a conquista, a equipe de Nova Petrópolis levou para casa um prêmio de R$ 4 mil, já o time canelense ganhou R$ 2 mil, pelo vice.
Com a bola rolando, a equipe canelense saiu na frente e esteve em vantagem no marcador em grande parte do confronto. Já o Pouca Bola nunca desistiu e lutou bravamente até conseguir a igualdade. Na primeira etapa, com gols de Mateus, duas vezes, o Bola 8 chegou a estar vencendo por 2 a 0. No entanto, na etapa final o time de Nova Petrópolis buscou o empate com gols de Viana e Gabão.
Sem vencedor no tempo normal a disputa seguiu com a prorrogação. No tempo extra o time canelense voltou a ficar na frente do marcador, novamente com Mateus em jogada individual. No entanto, Viana voltou a empatar o duelo em 3 a 3. Após uma expulsão para cada lado, Nenê colocou novamente o Bola 8 em vantagem no marcador. Quando parecia que a taça viria para Canela, faltando 15 segundos para o final, André empatou o duelo em 4 a 4. Com isso a decisão foi para os pênaltis.
Penalidades
A emoção seguiu no duelo por pênaltis. Novamente o Bola 8 iniciou em vantagem, quando Mateus converteu sua cobrança e Sandro desperdiçou para o Pouca Bola. No entanto, Danrlei errou para o representante de Canela e Quati empatou para Nova Petrópolis. A partir daí foram acertos de Nenê e Tatu (Bola 8), Tiago e Luan (Pouca Bola). A decisão foi então para a última cobrança dos dois lados. O goleiro João, do Pouca Bola, defendeu a cobrança de Pigue enquanto que Viana fez o gol que garantiu a taça para Nova Petrópolis.