A Polícia Civil de Canela realizou ações para proteção aos animais nesta terça-feira (29), realizando atendimento a quatro cães em situação de maus tratos. As ações, realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Militar de Canela, ocorreram nos bairros Vila Maggi e Vila Suzana.
Em uma das residências, três cães foram resgatados pela manhã após terem sido deixados pela família. Após cerca de 15 dias abandonados, denúncias chegaram às autoridades, que apreenderam os animais, levando-os ao canil municipal. Em outra residência, verificou-se que um cão estava amarrado na chuva e à noite, com temperaturas próximas de zero grau. Após intervenção da Polícia Civil, o cão foi realocado em uma garagem.
O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, refere que as ações da Polícia Civil foram intensificadas neste período de menores temperaturas, para que sejam apuradas as denúncias referentes a animais em situação de maus tratos. A autoridade policial informou que a prática de maus tratos configura crime ambiental, com pena prevista de até 5 anos de reclusão. Medeiros destacou a importância da atuação conjunta da Polícia Civil com a Secretaria do Meio Ambiente, os Bombeiros e a ONG Amigo Bicho.