14.6 C
Canela
quinta-feira, abril 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSegurançaPolícia Ambiental realiza operação Piracema nas barragens do sistema Salto e blitz...

Polícia Ambiental realiza operação Piracema nas barragens do sistema Salto e blitz na zona rural

Publicidade

Na quinta-feira (02/11), a Polícia Ambiental realizou a Operação Piracema nas barragens do sistema salto, interior do município de São Francisco de Paula. No mesmo dia os oliciais Ambientais ainda realizaram uma blitz na zona rural de Canela e Gramado, ambas as ações com o intuitio de coibir a criminalidade.

Publicidade

A Piracema começou no dia 1º de novembro, e encerra em 31 de janeiro do ano que vem. Atividades como a pesca com redes, tarrafa e espinhéis, proibidas durante o ano todo na região da Serra e Campos de Cima da Serra, passam a ter um caráter agravado, com artigo específico na Lei de Crimes Ambientais. A situação de flagrância de fatos como os descritos acima, é caracterizada pesca predatória, sendo passível de flagrante delito e condução a Delegacia de Polícia para lavratura de ocorrência.

Utilizar linha de mão, caniço ou mesmo um molinete, materiais permitidos o ano todo, não configura crime de pesca. Lembrando que o IBAMA possui em seu site, o cadastro para pescadores amadores (modo embarcado e a beira d’água, em solo), sendo necessário o cadastro do pescador.

Ao conduzir uma embarcação o piloto deve estar devidamente habilitado, podendo ser enquadrado na Lei das contravenções penais por conduzir embarcação sem habilitação. A obtenção do Arrais Amador, nome dado a carteira do piloto habilitado pela Marinha do Brasil, serve também para conhecimento das leis e normas de segurança na condução de embarcação.

Lembrando que cada Bacia Hidrográfica, pode possuir uma Portaria específica, expedida pelo IBAMA, como é o caso do Rio Uruguai, onde a piracema iniciou em 1º de outubro. O período de defeso serve para garantir que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie, e as restrições servem para facilitar a desova dos alevinos.

Blitz na área rural

No fim da manhã de quinta-feira (02/11), os Policiais Ambientais efetuaram patrulhamento em estradas do interior de Gramado e Canela, buscando abordar veículos e identificar seus ocupantes, com intenção de prevenir crimes de natureza ambiental.

Durante os procedimentos foram montadas barreiras veiculares e realizadas vistorias nos veículos que circulavam nas áreas pouco habitadas. A ideia é levar segurança às pessoas que residem na área rural dos municípios atendidos pelo pelotão militar ambiental de Canela.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A  quarta rodada do Municipal de Futsal Sub 11, realizada na noite de terça-feira (08), no Ginásio Santa Marta, foi recheada de gols. Ao todo foram marcados 17 gols em quatro confrontos, média superior a quatro por...
CANELA | Devido a grande demanda para o recolhimento de resíduos verdes em vários bairros da cidade, a Prefeitura de Canela, por meio de nova empresa contratada, com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, reiniciará a...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.