GRAMADO/CANELA | A Polícia Ambiental, por meio do 2º Pelotão Ambiental de Canela, realizou uma série de fiscalizações ambientais nos municípios de Gramado e Canela, dentro da Operação Força Verde. As ações tiveram como objetivo apurar denúncias de desmatamento e supressão irregular de vegetação nativa.
As diligências foram motivadas por informações repassadas por moradores e órgãos de controle, com foco em possíveis crimes ambientais em áreas urbanas e rurais. Durante a operação, os policiais vistoriaram diversas áreas indicadas nas denúncias, analisando a vegetação presente, a situação fundiária e a existência de autorizações ambientais para intervenções.
Após as vistorias, não foram constatadas irregularidades. Em todos os pontos fiscalizados, as intervenções estavam amparadas por respaldo legal ou envolviam espécies exóticas, que não são protegidas por legislação ambiental.
A Polícia Ambiental destaca a importância do apoio da comunidade na preservação do meio ambiente e orienta que denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelos canais oficiais.