14.3 C
Canela
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPolícia Ambiental realiza autuações por construções irregulares em Canela

Polícia Ambiental realiza autuações por construções irregulares em Canela

Publicidade

CANELA –  Na tarde de terça-feira (21/05), durante fiscalização, a Polícia Ambiental realizou autuações por construções irregulares no município. Na ocasião, os policiais ambientais realizaram uma operação conjunta com a equipe técnica de fiscalização da Secretária Municipal de Meio de Ambiente de Canela, em loteamento ilegal, localizado na Vila Dante, zona urbana de Canela.

No ato da fiscalização foi flagrado a construção de casas, baias, pocilgas e canis, onde todos os lotes foram parcelados em terreno irregular, ademais as edificações foram construídas dentro de área de preservação permanente de um córrego, que atravessa o loteamento clandestino pelo meio. Diante das irregularidades, foram tomadas as medidas penais e administrativas pertinentes aos crimes flagrados.

Publicidade

Os loteamentos clandestinos são aqueles construídos sem autorização dos órgãos competentes e consequentemente não estão de acordo com as normas e regulamentos. Portanto o loteamento clandestino é considerado o “mal do parcelamento do solo”, pois seu crescimento é totalmente desordenado.

Publicidade

Segundo consta na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais), no art. 64, quem promover construção em solo não edificável, ou no seu entorno, assim considerado em razão de seu valor paisagístico, ecológico, artístico, turístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida, irá responder nas três esferas (civil, penal e administrativa), sendo a pena para este crime a de detenção, de seis meses a um ano, e mais multa.

Ainda, conforme prevê a Lei Federal nº 6.766/1979 (Parcelamento do Solo Urbano), no art. 50, I, que constitui crime contra a Administração Pública, dar início, de qualquer modo, ou efetuar loteamento ou desmembramento do solo para fins urbanos, sem autorização do órgão público competente, ou em desacordo com as disposições desta Lei ou das normas pertinentes do Distrito Federal, Estados e Municípios, sendo a pena de Reclusão, de um a quatro anos, e multa de cinco a 50 vezes o maior salário mínimo vigente no País.

A Brigada Militar orienta que é fundamental verificar a regularidade de um empreendimento antes de adquiri-lo, haja vista que o comprador de um loteamento clandestino enfrentará, além de prejuízos financeiros, problemas emocionais, bem como a perda do imóvel, multas, dificuldade de venda e a desvalorização do valor do bem.

 Clique aqui para receber notícias no seu WhatsApp

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Prefeitura de Canela sempre buscando a transparência e a participação cidadã disponibilizou, em seu site oficial, um link direto para que todos possam acessar os documentos elaborados até o momento no processo de criação do novo...
CANELA - A Temporada de Inverno de Canela 2024 promete aquecer os corações e os sentidos de moradores e turistas entre os dias 29 de junho e 11 de agosto. Com uma programação diversificada, o evento se destaca como...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.