SÃO FRANCISCO DE PAULA – A Polícia Ambiental realizou na terça-feira (23/04) operação de combate a possíveis crimes ambientais na zona rural e urbana do município. Os policiais iniciaram as ações realizando averiguação e patrulhamento no entorno do Pró-Mata da PUC RS, localizado no Potreiro Novo, interior. A instituição mantém convênio com a PUC, e a realização de atividades de patrulhamento no entorno faz parte do acordo.
O Pró-Mata é considerado uma Unidade de Conservação (UC), e se situa em uma espécie de corredor de fauna, entre outras UC, como por exemplo, Estação Ecológica Aratinga, APA Rota do Sol e Parque Nacional Aparados da Serra, assim desenvolvendo uma função imprescindível para o ecossistema da região.
Na localidade de Rincão dos Kroeff, foram atendidas denúncias de caça ilegal, com emprego de arma de fogo. Locais e pessoas foram identificados e dados coletados para novas incursões. Nas proximidades da Vila Rincão dos Kroeff, também é possível encontrar a Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FloNa), considerada uma UC, sendo mantida sob administração federal.
Ainda foram atendidas ocorrências como maus tratos a cão, onde havia a notícia crime de que o autor estaria mantendo um animal sem atendimento médico veterinário. Com auxílio de pessoas ligadas a uma ONG do município, os policiais efetuaram buscas, a fim de encontrar o cachorro, não sendo localizado.
Mantendo a rotina de desenvolver operações Escola Segura diariamente, com a finalidade de promover segurança a comunidade escolar, a guarnição realizou atividade de permanência próximo a Escola Eng. João Magalhães Filho, assim acompanhando por alguns momentos a movimentação de pessoas e veículos nos acessos ao estabelecimento estudantil.
Clique aqui para receber notícias no seu WhatsApp