Neste domingo (9), Policiais Militares do 3°Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela (Patram), realizaram operação em conjunto com Guarda Parques da SEMA, na Unidade de Conservação Estação Ecológica da Aratinga (ESEC Aratinga), em São Francisco de Paula. As ações envolveram os Guarda Parques, sendo realizado patrulhamentos no interior e áreas próximas a unidade.
Através de abordagens e barreiras veiculares, foram vistoriados diversos veículos, identificados seus condutores e ocupantes. O principal objetivo das ações foi coibir crimes ambientais, mais precisamente voltados aos que atingem a unidade como a caça ilegal e o abate de javalis de forma desordeira e fora dos padrões previstos em lei.
Os objetivos de criação da ESEC Aratinga são: a proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, a realização de pesquisas básicas e aplicadas em ecologia, a proteção do ambiente natural, e o desenvolvimento da educação ambiental. A Estação conta com aproximadamente 5.882 hectares, possuindo diversificadas espécies da Fauna e Flora, inserida ainda no município de Itati. Seu Bioma, Mata Atlântica, sendo criada no ano de 1997, pelo Decreto Estadual 37.345. Durante os trabalhos não foram verificados ilícitos criminais ou mesmo administrativos.