A Polícia Ambiental (Patram), realizou uma operação conjunta de fiscalização em criadores de passaros e acabaram realizando uma prisão por cativeiro de pássaros silvestres. A ação contou com a participação de policiais do 1º BPAT e Agentes Ambientais da Secretaria Estadual. A fiscalização ocorreu sexta-feira (23), no município de Cambará do Sul.
A fiscalização ocorreu em um criador autorizado, o qual não tinha sobre sua guarda o que era estipulado na autorização. Fora flagrado a manutenção em cativeiro de três exemplares de pássaros nativos, sendo 01 Coleirinha, 01 Gaturamo-Verdadeiro, e 01 Pintassilgo, este último em sistema de hibridização com um exemplar exótico, da espécie Canário Belga, o que não é permitido pelo IBAMA. Diante dos fatos, foram tomadas as medidas penais e administrativas de responsabilização do autor, sendo os pássaros apreendidos pelos agentes ambientais e encaminhados a um criadouro autorizado.
A fiscalização seguiu em outros criadores criadores de pássaros silvestres autorizados, sendo verificado o plantel de cada criador, anilhas e o bem-estar das aves sobre sua posse. Em três locais fiscalizados não foram constatados maus tratos, tampouco irregularidades quanto a criação dos exemplares silvestres.