SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na tarde de quarta feira (26/03), o efetivo do 2º Pelotão Ambiental de Canela, realizou fiscalização em propriedade rural, flagrando o corte de diversas árvores nativas Araucárias angustifólia. Após denúncia sigilosa, os policiais militares efetuaram averiguação na localidade de Juá, logrando êxito em flagrar serra móvel instalada em meio a mata nativa. Próximo ao equipamento havia diversos tocos de Araucárias, grande quantidade de toras serradas e madeira desdobrada (tábuas e Sarrafos).
Apesar da informação de que o corte de araucárias (pinheiro-brasileiro) ser proibido nos meses de abril, maio e junho, de acordo com a Portaria Normativa IBDF DC 020/1976, e de ser época de produção de pinhão, alimento tão importante para a fauna nativa da região, nada impediu o infrator de derrubar as nativas. A árvore é importante para proteger a biodiversidade e os ecossistemas locais, assegurar a reprodução da araucária e garantir alimento para muitos animais e aves, sendo estes os principais motivos para sua derrubada nestas datas.
O fato delituoso não está agravado pela portaria, porém o suspeito já identificado, será autuado criminalmente, seus equipamentos já constam como apreendidos e a ocorrência será encaminhada ao órgão municipal de fiscalização que lavrará auto de infração, gerando posterior multa e processo administrativo.
A ação, reforça o compromisso da Polícia Militar do Rio Grande do Sul com a apresentação dos infratores a lei para responsabilização, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente equilibrado e sustentável.