CANELA – A Polícia Ambiental (Patram) seguiu trabalhando no domingo (23/06), atendendo demandas relacionadas ao meio ambiente e proteção animal. Na parte da manhã, os policiais realizaram uma inspeção em uma residência, no cento da cidade, onde uma denúncia dava conta de possível situação de maus tratos a cães. No local, foi constatado a existência de dois cães, sem raça definida, porte médio, aparentando estar sadios e possuíam água a disposição. Se encontravam presos a correntes, porém um dos animais não possuíam abrigo proporcional ao tamanho. Foi tentado contato com o responsável, porém sem êxito, pois a residência estava toda fechada. Será realizada novas inspeções, a fim de identificar os responsáveis pelos animais e tomar as medidas cabíveis ao fato.
Ainda no domingo, os Policiais Ambientais realizaram patrulhamento motorizado, em estradas do interior de Canela. Foram montadas barreiras veiculares, visando a abordagem e identificação dos ocupantes. A guarnição permaneceu ainda em pontos como entroncamentos de estradas, atividade estática, durante alguns minutos com o intuito de observar a movimentação de veículos e abordar. Os policiais estiveram nas localidades de Banhado Grande e Lageana. Com foco no crime de caça ilegal e demais crimes relacionados ao meio ambiente, não foram constatadas irregularidades.
Por fim, os Policiais Ambientais realizaram o salvamento de animal nativo, no município de Gramado. Turistas ligaram pedindo que o animal, da espécie Gambá, fosse socorrido, pois estava ferido, próximo a um estabelecimento no Lago Negro. Após analisar o animal, se constatou que o mesmo estava com ferimentos no focinho, barriga e cauda. O animal foi encaminhado a clínica Santho Pet, no município Três Coroas, para atendimento veterinário especializado e posterior reinserção no seu habitat natural.