Durante a manhã e quarta-feira (15), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), durante deslocamento para atendimento de denúncia de maus tratos, flagraram 2 exemplares de espécimes de pássaros nativos sendo mantido em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. No local havia uma Maitaca-verde, e um Papagaio Charão, que estavam sendo mantidos em pequeno viveiro de arame, o que pode ser considerado inclusive maus tratos.
O Responsável pelas aves não estava no local, mas foi identificado e adotadas as medidas legais cabíveis. As aves foram encaminhas das ao CETAS de Porto Alegre para avalição médico veterinária e posterior direcionado a criador autorizado. Por ser um indivíduo adulto, e ser mantido em gaiola desde filhote, suas condições de reinserção em habitat natural são reduzidas.
Corte de vegetação nativa
Ainda durante a manhã, os Policiais Ambientais realizaram vistoria, atendendo a denúncia de supressão irregular de vegetação em Gramado. Durante o levantamento foi identificado supressão de espécimes nativas e exóticas sendo ainda colhidas imagens aéreas, com utilização de DRONE. O responsável pela propriedade foi identificado e notificado a apresentar as licenças necessárias para a supressão realizada. Se não houver licença ou houver abuso desta será lavrada ocorrência policial podendo ser atribuída responsabilização civil e administrativa.