Durante a manhã de sexta-feira (20), a Polícia Ambiental (Patram), constatou irregularidades em atendimento de denúncia enviada pelo IBAMA, de que na localidade de Juá, interior do município de São Francisco de Paula, estaria ocorrendo desmatamento.
No local denunciado, após a vistoria na propriedade, foi contatado pela guarnição da Patram Canela, o corte seletivo de 13 araucárias angustifólia e 15 exemplares arbóreos nativos, dentre elas Canela, Leiteiro, Pinho Bravo e Camboim, dentro e fora de área de preservação permanente, haja vista a existência de um recurso hídrico (córrego) no local e uma nascente, a qual foi danificada.
Ainda no local, foi constatado o beneficiamento, em tábuas, de 35 m³ de madeira de araucária angustifólia e 8 ,04 m³ de lenha nativa, bem como a supressão de vegetação inicial, com a retirada de sub-bosque, totalizando de uma área de 15.532 m².
O proprietário e responsável, pela atividade descrita, não possuí nenhum tipo de licenciamento para que a atividade fosse realizada, estando, desse modo, ilegal a supressão da vegetação nativa. Diante dos fatos, a lenha e a madeira nativa foi apreendida, sendo tomada as medidas cabíveis de responsabilização do responsável pela atividade.