Durante este sábado (30), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram operação de fiscalização embarcada nos reservatórios artificiais do sistema Salto. A guarnição tripulada buscou abordar e vistoriar embarcações e acampamentos às margens das barragens visando coibir crimes de natureza ambiental, bem como de toda ordem. Foram identificados pequenos petrechos de pesca como boia louca e algumas pequenas linhas de pesca, abandonadas. Não foram identificados infratores nos locais vistoriados.
O policiamento militar ambiental de Canela alerta para os petrechos de pesca proibidos na região dos campos de cima da Serra, sendo eles tarrafa, redes de qualquer tamanho, boia louca e espinhel. Pescadores profissionais da mesma forma não podem pescar nos lagos e rios da nossa região, utilizando os equipamentos mencionados, em virtude das características de corredeiras e de reservatórios artificiais, que possuem legislação específica.
A pesca amadora deve ter autorização do órgão responsável, IBAMA, com carteirinha emitida e o pescador estar em posse de documento com foto. Ainda há a distinção de categoria de pesca amadora e pesca amadora embarcada. Em caso de flagrante irregularidade no que diz respeito a pesca, o infrator pode responder a processo crime e a processo administrativo cumulativamente.