Durante a manhã de segunda-feira (20), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram apoio a fiscais da Inspetoria Veterinária Estadual, em atendimento de denúncia de criação de gado irregular e maus tratos a animais domésticos, na localidade de Contendas, zona rural do município de São Francisco de Paula, onde não foi constatada as situações denunciadas.
A guarnição realizou uma inspeção em um empreendimento, trata-se de uma serraria, a qual possui licença para operar, entretanto, ocorre que o esgotamento sanitário da serraria das residências existentes no empreendimento, não possuem sistema de tanque séptico e filtro anaeróbico, conforme prevê a licença de operação. Também foi constatado a queima de resíduos sólidos e descarte irregular de resíduos sólidos diversos, tais como eletroeletrônicos e ferragens, ocorrendo o descumprimento dos itens da licença respectivamente.
Diante dos fatos foi lavrado o referido boletim de ocorrência policial, por descumprimento das condicionantes da licença de operação, poluição por queima e descarte de resíduos sólidos. Ainda foi expedida a notificação ambiental para que o empreendimento cumpra com as condicionantes estipuladas no licenciamento ambiental.