10.8 C
Canela
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoOnda de frio: entenda por que este fim de semana será uma...

Onda de frio: entenda por que este fim de semana será uma “geladeira”

Publicidade

REGIÃO – O Sul do Brasil terá um fim de semana com temperaturas que ainda não experimentou neste ano numa significativa onda de frio. Uma forte massa de ar frio de origem polar trará dias de temperatura muito abaixo da média com madrugadas gélidas em que as mínimas devem ficar 10ºC ou mais abaixo das médias mínimas históricas de junho e julho.

Embora não fuja ao que se está acostumado a ver nos episódios de frio mais fortes de inverno todos os anos, não é nenhum exagero dizer que este fim de semana será uma geladeira, considerando o que se espera de frio durante a noite e a manutenção da temperatura baixa mesmo à tarde e sob a presença do sol. Grande número de municípios gaúchos e catarinenses, e alguns do Paraná, deve ter temperatura abaixo de zero.

Publicidade

A previsão é de esfriar muito neste sábado, dia que terá temperatura baixa à tarde e muito baixa no início e, especialmente, no final do dia. Como será o dia do ingresso do ar polar, espera-se a ocorrência de vento neste sábado que aumentará ainda mais a percepção de frio com valores muito baixos de sensação térmica, até negativos nas áreas de relevo. As madrugadas mais frias vão ocorrer no domingo e no começo da semana, quando são projetadas marcas ao redor de 0ºC e negativas em grande parte das cidades gaúchas e parte de Santa Catarina.

Publicidade

O tempo estará aberto, o vento calmo e haverá subsidência (movimento descendente do ar) por uma alta pressão associada ao ar polar. As menores mínimas vão ocorrer nas áreas de maior altitude. Nos Aparados da Serra, as mínimas devem ficar entre -2ºC e -5ºC, mas deve fazer até -6ºC e -7ºC nas baixadas, como na área de São José dos Ausentes. Mesmo valores menores não são descartados.

Na Serra Gaúcha, mínimas entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades, mas com marcas até inferiores em baixadas. As mínimas cairão a valores tão baixos quanto -3ºC a -5ºC ainda em parte do Planalto Médio e da região de Soledade. Na região mais densamente povoada do Rio Grande do Sul, Porto Alegre deve ter mínimas oficiais na estação do Jardim Botânico de 3ºC a 4ºC no domingo e a 2ºC a 3ºC na segunda, entretanto em bairros mais ao Sul e Leste da cidade de Porto Alegre a temperatura pode cair a 0ºC ou menos, o que se dará também em pontos da região metropolitana.

Fonte: MetSul

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A semana começou com uma importante reunião entre os representantes dos partidos que apoiam a pré-candidatura para prefeito e vice, de Gilberto Cezar (PSDB) e Tolão, Gilberto Tegner (PDT). Durante o encontro, Evandro Cardoso foi apresentado como...
CANELA -  Com três vitórias em quatro jogos, o União Santa Marta segue isolado na liderança da Segundona de Futsal. No entanto, a equipe pode perder a primeira colocação na rodada desta segunda-feira (15/07), caso o Certinho Evento consiga...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.