Desde julho de 2022, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis tem aplicado uma pesquisa de demanda turística aos visitantes e moradores do Município, com o intuito de compreender o público que visita a cidade e as melhores maneiras para avançar e impulsionar as divulgações de Nova Petrópolis. O questionário da pesquisa foi disponibilizado em atrativos turísticos, rede hoteleira e gastronômica, comércios, centrais de atendimento ao turista e em eventos que foram realizados no Município até novembro, período da coleta de dados.
A maioria das respostas obtidas na pesquisa foram de visitantes de Nova Petrópolis, correspondente a 58,66%, sendo a maioria destes oriundos da região Sul (60,61%). Entre os moradores os retornos foram de 41,34%. Ao responderem as questões da pesquisa, 40% dos entrevistados afirmaram que visitavam Nova Petrópolis pela primeira vez, resultado expressivo que destaca o posicionamento como um destino turístico que o Município obteve nos últimos anos.
Em relação à forma que os entrevistados buscaram pelo destino e informações relacionadas à cidade, a porcentagem de maior expressão foi relacionada à internet, com 42,05%, sendo o principal canal o Instagram, com 33,33%, seguido pelo Google, com 29,82%.
Ainda de acordo com os resultados, 49,47% das respostas foram de homens, enquanto 47,37% foram de mulheres, com faixas etárias e escolaridades diversificadas. Com base nas respostas, 39,58% do pública visitante na cidade é de famílias com crianças. Além disso, 32,26% dos entrevistados estavam hospedados em hotéis de Nova Petrópolis, tendo no lazer e no entretenimento os principais motivos da viagem (73,81%). Dentre os atrativos mais visitados, com base nas pontuações da pesquisa, estavam: a Praça das Flores e o Labirinto Verde, o Parque Aldeia do Imigrante, o tour de Jardineira, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio e a Praça Padre Theodor Amstad.
Na pesquisa, o entrevistado respondeu também sobre a renda familiar, a média de consumo durante a visita e se houve a contratação de algum serviço turístico na cidade, tais como taxis, motoristas de aplicativo e bicicletas; nível de satisfação referente a informações turísticas, experiências, segurança, serviços de alimentação e hospedagem, atendimentos e hospitalidade, preços, acessibilidade, limpeza e conservação, entre outros.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, destaca que a pesquisa influenciará nas divulgações e impulsionamento de Nova Petrópolis, principalmente como um destino turístico completo e que atenda aos anseios, tanto da comunidade quanto dos visitantes. “A pesquisa nos trouxe um direcionamento e um retorno quanto ao trabalho que é desenvolvido pelo trade turístico de Nova Petrópolis. Os resultados foram satisfatórios e contribuem para que novos projetos e ações possam ser desenvolvidas no Município, além de nos indicar os pontos a serem melhorados. Com isso, teremos maior tranquilidade para projetar o turismo em 2023 e atrair, cada vez mais, visitantes e investidores para a cidade, contribuindo financeiramente com todo o setor”, disse Santos.