“Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Filipenses 4.6-7
Estimado leitor,
Tempos difíceis têm sido os atuais. A humanidade está sendo ameaçada pelo coronavírus (o tema mais em voga nos lares e na mídia mundial) ao mesmo tempo que crises econômicas, sociais e políticas eclodem dia a dia em várias partes do planeta – a denominada aldeia global.
Milhares de pessoas em isolamento, quarentena e distanciamento social, sem poder trabalhar, produzir. O medo do contágio e da falta de dinheiro se transformam em sentimentos e pensamentos que corroem a psiquê dos mais incautos.
Diante deste caos social, os versículos bíblicos acima transcritos são atemporais e bem se aplicam ao que estamos todos, sem exceção, vivendo. Originalmente escrito pelo Apóstolo Paulo à igreja de Filipos, ele exorta os irmãos daquela comunidade diante das tribulações que estavam passando.
É preciso entender, primeiramente, que de acordo com os originais escritos em grego a palavra “ansiedade” utilizada no versículo significa “asfixia” ou “estrangulamento”. Por acaso não é este o sentimento de muitos diante das perplexidades vividas?
Paulo nos exorta hoje para que não nutramos tais sentimentos venenosos e autodestrutivos, e nos orienta como combater tais pensamentos e doenças emocionais. Logo após do seu pedido para que não estejamos ansiosos por motivo algum (nem pelo coronavírus), o apóstolo pede que oremos a Deus e, através da oração, apresentemos ao Senhor nossas angústias, medos, limitações, preocupações e tudo mais que está nos asfixiando. E assim fazendo, a paz de Deus (não a paz que o mundo ilusoriamente oferece), guardará nosso coração (que é a sede dos nossos sentimentos) e nossos pensamentos em nosso Salvador, Mestre e Senhor Jesus Cristo!
Ao invés de acompanhar ininterruptamente os noticiários catastróficos, reserve parte do seu dia para conversar com Deus, para entregar suas petições a Ele! Aproveite este tempo para buscar ao Senhor e ter intimidade com Ele. Assim procedendo, eu lhe garanto, você viverá um novo tempo em sua vida independente das tempestades do mundo!