Os dois primeiros dias desta semana, segunda e terça-feira, para muitos foi de se deslocar até os bancos e lotéricas para realizar saques e fazer pagamentos. Embora a orientação do governo era para permanecer em casa e realizar as transações por meios digitais. No entanto está não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas que não estão acostumadas com estes meios.
Esta saída de casa acabou gerando muitas filas em bancos e agências lotéricas. O que acabou por aumentar e muito a chance de contágio pelo vírus Covid-19 foi o fato de que muitos não respeitaram orientações básicas, como manter uma distância segura entre as pessoas. Ao reverem amigos, até mesmo um abraço e aperto de mão foi visto nas filas.
Uma leitora do Jornal Digital Canela, a qual nos enviou fotos, inclusive observou que em momento algum viu funcionários dos bancos orientando as pessoas para que respeitassem a distância de dois metros entre eles. No Rissul, um dos maiores mercados de Canela, a fila na tarde desta terça-feira era grande, e, como nos bancos, poucos respeitavam a distância mínima, mesmo com marcação no chão.
Comércio fluindo na João Pessoa
Quem passou pela Avenida João Pessoa na tarde desta terça-feira (7), ficou com a sensação de ser um dia normal de trabalho. Em certos momentos o transito de veículos apresentava até congestionamento. O comércio, na maioria estava atendendo normalmente, sendo que muitos até observavam as normas de segurança. Taxistas estavam de prontidão para atender clientes.
Muitas pessoas defendem a volta da normalidade, acreditando que para o bem da economia se deve voltar ao trabalho e seguir normalmente com a rotina de sempre. Outros, defendem a volta ao trabalho, mas com certas restrições, pois acreditam que o coronavírus é uma realidade. Há também quem defenda o isolamento total e que o dinheiro e o comércio podem ser recuperados, mas vidas não.
O fato é que não há um consenso sobre a questão, mas pelo que se vê a vida parece estar voltando a normalidade e logo saberemos o valor da conta a ser paga.