A Secretaria de Saúde de Canela divulgou números sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Segundo a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pela Vigilância Epidemiológica, os dados referentes a idosos e trabalhadores de saúde continuam sendo contabilizados, pois esses grupos de risco da primeira fase podem ainda buscar a vacinação, assim como os demais desta segunda etapa em vigor.
Conforme levantamento concluído até quinta-feira (23), foram imunizados 4.476 idosos e 642 trabalhadores da área de saúde. São números que superam o limite exigido pelo Ministério da Saúde para esses grupos.
Já nesta segunda fase, 1.029 pessoas com morbidades como hipertensão, diabetes e asma crônica, entre outras, já tomaram a vacina, representando 32,3% da meta a ser alcançada até 8 de maio. Os grupos que também receberam doses foram: caminhoneiros (104 pessoas), membros de forças armadas (53), apenados (79) e funcionários do sistema prisional (16).
Ao todo, 6.399 moradores estão imunizados. “Há vacinas nas unidades de saúde ainda, visto a procura desta fase estar menor em relação à anterior”, diz o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.
Na atual etapa da campanha, que durará até 8 de maio, podem se vacinar: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transportes de coletivos e portuários.
Portadores de doenças crônicas devem apresentar alguma comprovação de sua enfermidade (receita de uso contínuo ou atestado), enquanto motoristas precisam mostrar sua CNH nas categorias C, D ou E. A Secretaria de Saúde reforça que taxistas e motoristas de aplicativos não estão inclusos no grupo de risco para a vacinação.
TERCEIRA FASE
A terceira fase da campanha começará só no dia 9 de maio. No próximo mês, poderão se imunizar contra a Influenza professores de escolas públicas e privadas, gestantes e crianças dos 6 meses a menores de 6 anos.
Foto :Márcio Cavalli