27.9 C
Canela
domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioPrefeituraMais de 1.200 pessoas trabalham no setor agropecuário em Gramado

Mais de 1.200 pessoas trabalham no setor agropecuário em Gramado

Publicidade

Nesta segunda-feira, dia 25, se comemorou o dia do Trabalhador Rural. A agricultura no município é diversificada e tipicamente voltada ao turismo, ou seja, tem como objetivo suprir o mercado local. Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura, na área rural, a estimativa de 2017 do Censo Agropecuário é de que havia 1.223 pessoas ocupadas com atividades agropecuárias, em 516 estabelecimentos.

Publicidade

Em relação ao número total de pessoas empregadas em Gramado, 5,76% do total de trabalhadores estão ocupados no setor agropecuário.

A agricultura representa aproximadamente 1% do PIB do município, mas o seu valor social é considerável pelo envolvimento das famílias que produzem a sua subsistência. Nesse valor do PIB não estão inclusas a receita das agroindústrias nem do turismo rural, que seriam então ganhos indiretos do setor.

Publicidade

Alguns produtos como aves, suínos e o leite ainda são vendidos para a indústria. Os principais cultivos são as hortaliças, frutas, milho, feijão e a produção de leite.

O plantio de madeira também é uma realidade, com produção de acácia, eucalipto e pinus. Outro cultivo importante são as flores.

Gramado Colônia

Atualmente 66 agroindústrias participam do programa Gramado Colônia, fabricando diversos produtos, entre biscoitos, massas, pães e cucas, geleias, conservas de frutas e verduras, além de carvão. As agroindústrias oferecem uma agregação de valor aos produtos da agricultura.

Além disso, o turismo rural é uma fonte de renda importante no município, que hoje conta com 6 roteiros no interior.

Conforme a Coordenadora de Agroindústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Elisa Schreiner, novos desafios estão surgindo com a pandemia de coronavírus, entre eles, o que se refere à comercialização de produtos. “O formato de tele-entrega cresceu muito, bem como o associativismo na comercialização. Com a queda no fornecimento para restaurantes, hotéis e pousadas, a comercialização também tem o foco voltado para os moradores da cidade, com entrega nos domicílios”, afirma.

Para o Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, as agroindústrias abrem novas possibilidades, principalmente entre os jovens. “Nós estamos estimulando que os jovens permaneçam no interior, pois com as agroindústrias podem vender para o Brasil inteiro os seus produtos”, comenta. 

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Conforme nota divulgada pela Corsan, moradores dos bairros Leodoro de Azevedo e Fundo do Campo, em Canela, terão o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde deste sábado, 23/11. A Corsan está consertando uma rede de água...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Durante a sexta-feira (22/11), foi realizada uma operação conjunta entre Policiais Militares do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela e Inspetoria Veterinária do Estado. A ação teve fiscalização veicular, com abordagens e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.