23.6 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioColunasAlexandre CruzLei proíbe Polícia de divulgar imagens, nomes e vídeos de presos

Lei proíbe Polícia de divulgar imagens, nomes e vídeos de presos

Publicidade

A nova Lei de Abuso de Autoridade que entrou em vigor na semana passada proíbe os órgãos de segurança de divulgar imagens, vídeos, nomes (nem mesmo as iniciais) dos presos. Certamente para a população em geral a questão ganha ares de absurdo. Mas, a lei é para ser cumprida e até que haja uma mudança, não teremos mais como divulgar imagens dos presos, nem mesmo de costas ou com o rosto desfocado.

Lembro bem que quando entrei para o mundo do jornalismo está era uma situação completamente diferente. Quando havia uma prisão, independente do crime ser um roubo, furto, tráfico ou homicídio, era de praxe divulgar o nome e a foto do individuo. Na época, a imprensa era chamada para fazer a foto do preso. Em alguns casos como homicídio e outros crimes menores tive a oportunidade de conversar com o preso e divulgar o conteúdo relatado por ele.

Publicidade

Atualmente a situação já havia mudado muito e eram raros os casos em que podíamos divulgar as fotos dos presos. Muitos leitores até ficavam indignados ao ver apenas uma foto de costas e sem nomes dos criminosos, achando que a imprensa não queria divulgar. O fato é que mesmo tendo uma vasta ficha criminal, se não há ma condenação não se pode “manchar” a imagem do preso sob o riso de processo e arcar com indenização ao “bom samaritano”. A sensação de que os criminosos tem mais direitos que o cidadão de bem parece crescer a cada dia.

Publicidade

Nem mesmo quando a lei parece ser tão rigorosa acaba não sendo. Recentemente estava em casa quando escutei um barulho de colisão. Ao verificar o que tinha ocorrido, vi um motorista embriagado bater em um carro estacionado. A Brigada Militar foi acionada e após constatar a embriaguez, o motorista foi preso e conduzido até a delegacia. O dono do veículo atingido também foi até a DP realizar o registro. No órgão policial foi estipulada a fiança. O preso perguntou o valor, ao ser informado, puxou a carteira, pagou e pouco depois foi embora. Enquanto isso, o dono do veículo atingido ficou no local fazendo o registro. Apesar do rigor da lei, o infrator não teve problemas para ir pra casa, antes mesmo da vítima e dos policiais que tiveram que encerrar o BO.

Iguais a esta existem inúmeras histórias onde a sensação de impunidade é grande. No entanto, vamos seguir na luta e continuar levando as informações de forma correta e imparcial aos leitores.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.