A única premiação no cinema mundial em que o homenageado participa da produção do troféu a ser entregue ao seu sucessor, é o Kikito de Cristal. Neste 50º Festival de Cinema de Gramado, a atriz chilena Paulina García receberá o Kikito de Cristal e, no dia 18 de agosto (quinta-feira), 15h30, visitará o ateliê da Cristais de Gramado e acompanhará o processo de produção da estatueta, além de conceder entrevista coletiva à imprensa.
O Kikito de Cristal é dedicado a grandes expoentes do cinema latino-americano. A honraria, que completa 15 anos em 2022, foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil e Natalia Oreiro foram outros nomes homenageados. Desde 2012, a Cristais de Gramado produz artesanalmente o Kikito de Cristal e, a partir de 2013, os homenageados passaram a participar deste processo que envolve uma arte milenar.
Grande dama chilena do cinema, da televisão e do teatro, Paulina García é formada em atuação teatral pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e pós-graduada em direção teatral e em dramaturgia. A atriz acumula mais de 70 trabalhos entre teatro, televisão e cinema. Suas atuações renderam reconhecimento dos principais festivais de cinema do mundo, recebendo quatro indicações para o Premio Altazor de las Artes Nacionales, três para os Prêmios APES e ganhando o prestigiado Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de um Prêmio Platino em 2014. Em Gramado, recebeu o Kikito de Melhor Atriz por sua atuação no longa Las analfabetas, em 2014.