Publicidade

Bolão de Corda, Pregar o Prego, Debulhar o Milho, Chopp em Metro e Arremesso de Chopp são as modalidades disputadas pelos grupos folclóricos de Nova Petrópolis nos tradicionais Jogos Germânicos realizados durante o 49º Festival Internacional de Folclore. As atividades retratam costumes e atividades do passado em uma bonita confraternização entre os grupos folclóricos. Os grupos visitantes também são convidados a participar nos Jogos da Diversidade, proporcionando a todos muita diversão, alegria e interação.

Os tradicionais Jogos Germânicos são disputados por localidades, pelos grupos folclóricos de Nova Petrópolis: Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial; Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí; Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro; Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, da Vila Olinda; Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe; Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá e pelo CTG Pousada da Serra, de Linha Imperial.

Publicidade

De acordo com a integrante da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis e da comissão organizadora dos jogos, Iasmin Schmitt, “integração, diversão e preservação cultural” representam a importância da realização dos Jogos Germânicos e da Diversidade no Festival Internacional de Folclore. Os jogos são um espetáculo à parte na 49ª edição do evento e comprovam que “a diversidade é o que nos une”.

Publicidade

No sábado, dia 16, os grupos locais disputaram a modalidade Bolão de Corda. Domingo, 17 de julho, foi a vez da prova de Pregar o Prego. No feriado do Dia do Colono e Motorista, 25 de julho, a disputa foi Debulhar o Milho. No próximo sábado, 30 de julho, às 15h15min, os grupos competem no tradicional Chopp em Metro e, encerrando as disputas, domingo, dia 31, às 9h, ocorre o Arremesso de Chopp. Os Jogos Germânicos são realizados na Rua Coberta. A classificação final e entrega da premiação dos Jogos Germânicos aos grupos locais ocorrem ao final do Arremesso de Chopp.

Os grupos folclóricos visitantes também são convidados a participar dos Jogos da Diversidade, proporcionando a todos muita diversão, confraternização, alegria e interação durante o Festival Internacional de Folclore.

Na quarta-feira, 20 de julho, o Ballet Folklórico Pumas, do México; Pasión y Arte, do Paraguai, e o Grupo Parafolclórico Vaiangá, do Pará, participaram dos jogos Pregar o Prego e Chopp em Metro. Nesta terça-feira, dia 26, o Grupo Sarandeiros, de Minas Gerais; Agrupación Folklórica Aires de Siecha, da Colômbia; Frutos do Pará, do Pará, e Takina I Te Ahi, do Chile, participam das provas de Cabo de Força, Pregar o Prego e Chopp em Metro.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis prossegue até 31 de julho, na Rua Coberta. É uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

Atividades envolvem grupos folclóricos locais e visitantes em uma competição saudável e repleta de integração– Fotos: Mauro Stoffel

Publicidade