O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo municipal cobrado anualmente, fundamental para o desenvolvimento da cidade. A partir destes recursos, são realizados investimentos em obras, limpeza, segurança, saúde, educação, transportes e em muitas outras áreas.
Em 2023, os tributos do município terão aumento de 5,9%, referentes ao IPCA acumulado do ano. No entanto, podem haver alterações no valor do IPTU acima do IPCA. Isso ocorre porque a Secretaria da Fazenda atua no geoprocessamento e realiza a atualização cadastral dos imóveis, encontrando divergências entre a construção cadastrada e a existente.
As guias serão enviadas pelos Correios em janeiro. A cota única do IPTU 2023 vence no dia 24 de fevereiro, com desconto para quem efetuar um único pagamento. Os contribuintes que possuem conta no Banco do Brasil poderão pagar o imposto com o código de barras que consta no carnê ou via PIX, já aqueles que possuem conta em outras instituições financeiras precisarão pagar pelo PIX ou na sede da Prefeitura, que será o único caixa físico para estes pagamentos.