Durante a manhã de sexta-feira (10), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), acompanhados de fiscais da Secretaria municipal de meio Ambiente, realizaram atendimento de denúncia de maus tratos a animais domésticos no município de Canela. As denúncias traziam notícias de que haviam cães em situações deploráveis em loteamento clandestino, o qual também já foi alvo de fiscalização.
No local, foram constatados três cães, muito magros, sendo que um deles apresentava lesões, e todos estavam em área alagadiça e com acúmulo de dejetos. Após avaliação por médico veterinário, que atestou os maus tratos, os policiais deram voz de prisão a um homem, responsável pelos animais, que foi conduzido à Delegacia para Registro de ocorrência e após foi posto em liberdade.
Os animais, que segundo o tutor eram empregados na caça de Javali, foram recolhidos e encaminhados a atendimento médico veterinário. A polícia Ambiental alerta que no ano de 2018, através da Resolução n°1.236, o Conselho Federal de Medicina Veterinária especificou quais atos configuram maus tratos e crueldade contra animais, sendo que os tutores devem atentar-se para as caracterizações do crime.