14.2 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasGramadozoo promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Gramadozoo promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Publicidade

Em alusão ao Outubro Rosa, o Gramadozoo está promovendo ações de conscientização com os animais para alertar sobre a importância da prevenção. O programa de enriquecimento ambiental ganhou as cores da campanha alusiva ao câncer de mama e de colo do útero. Macacas-aranha que vivem no parque desde a inauguração, em setembro de 2008, ganharam um bolo de polenta rosa, com morangos, jabuticabas, beterraba e nozes. Já a fêmea de mão-pelada, passou por uma bateria de exames de saúde.

Além de promover o bem-estar animal, as ações alertam para a necessidade do cuidado que as mulheres devem ter com a saúde. “O check-up é importante como forma de prevenção. Com o diagnóstico precoce, é mais fácil tratar eventuais patologias”, afirma o médico veterinário Thomas Stampe Poulton, responsável técnico do Gramadozoo.

Publicidade

O especialista explica que a fêmea de mão-pelada passou por uma ultrassonografia abdominal. Sob o comando do veterinário Marcelo Cunha, o exame de imagem avaliou os sistemas reprodutivo, urinário e digestivo. “Não foi registrada alteração em nenhum dos órgãos. É um animal saudável. Os resultados são reflexo do manejo e da dieta balanceada que o animal recebe no zoo”, destaca Poulton.

Publicidade

Após os exames, a fêmea foi levada para um recinto especial ao lado de um macho da espécie. O animal foi trazido de um centro de triagem do Ibama do Rio de Janeiro em maio. Conforme a bióloga Tatiane Nunes, ela foi resgatada ainda filhote. “Provavelmente tenha ficado órfã. Em função dos cuidados necessários para que pudesse sobreviver, ficou mansa e acostumada ao convívio com humanos, não podendo ser reintroduzida na natureza. Agora, integra o plantel do zoo. Estamos realizando a aproximação com o macho para que possam reproduzir”, diz Tatiane.

Fotos: Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.