19.3 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasGramadozoo promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Gramadozoo promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Publicidade

Em alusão ao Outubro Rosa, o Gramadozoo está promovendo ações de conscientização com os animais para alertar sobre a importância da prevenção. O programa de enriquecimento ambiental ganhou as cores da campanha alusiva ao câncer de mama e de colo do útero. Macacas-aranha que vivem no parque desde a inauguração, em setembro de 2008, ganharam um bolo de polenta rosa, com morangos, jabuticabas, beterraba e nozes. Já a fêmea de mão-pelada, passou por uma bateria de exames de saúde.

Além de promover o bem-estar animal, as ações alertam para a necessidade do cuidado que as mulheres devem ter com a saúde. “O check-up é importante como forma de prevenção. Com o diagnóstico precoce, é mais fácil tratar eventuais patologias”, afirma o médico veterinário Thomas Stampe Poulton, responsável técnico do Gramadozoo.

Publicidade

O especialista explica que a fêmea de mão-pelada passou por uma ultrassonografia abdominal. Sob o comando do veterinário Marcelo Cunha, o exame de imagem avaliou os sistemas reprodutivo, urinário e digestivo. “Não foi registrada alteração em nenhum dos órgãos. É um animal saudável. Os resultados são reflexo do manejo e da dieta balanceada que o animal recebe no zoo”, destaca Poulton.

Publicidade

Após os exames, a fêmea foi levada para um recinto especial ao lado de um macho da espécie. O animal foi trazido de um centro de triagem do Ibama do Rio de Janeiro em maio. Conforme a bióloga Tatiane Nunes, ela foi resgatada ainda filhote. “Provavelmente tenha ficado órfã. Em função dos cuidados necessários para que pudesse sobreviver, ficou mansa e acostumada ao convívio com humanos, não podendo ser reintroduzida na natureza. Agora, integra o plantel do zoo. Estamos realizando a aproximação com o macho para que possam reproduzir”, diz Tatiane.

Fotos: Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.