A adesão da dose de reforço contra a Covid-19 para os idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas que têm o sistema imunológico comprometido) segundo a Vigilância em Saúde, tem sido muito abaixo do esperado no município. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o imunizante utilizado para ministrar a 3ª dose da vacina é Pfizer/BioNTech.
A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 foi iniciada no dia 17 de setembro e até agora foram aplicadas somente 196 doses das mais de 400 que foram disponibilizadas. “Essa é uma situação que nos tem trazido uma grande preocupação. A gente faz um apelo para que estas pessoas procurem a unidade para receber a dose adicional”, disse o secretário da Saúde Jeferson Moschen.
Para receber a terceira dose é necessário ter aplicado a segunda dose há mais de seis meses e apresentar documento pessoal com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência de Gramado e o cartão de vacinação com os registros da primeira e segunda dose. Já para os moradores que têm o sistema imunológico comprometido terão que aguardar o intervalo de 28 dias.
A Secretaria da Saúde alerta que, os moradores que por ventura extraviaram o cartão de vacinação contra a Covid-19 deverão procurar as equipes de aplicação para verificar as situações.
Horários e locais de aplicação da 3ª dose
Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Albrecht, no bairro Floresta
De segunda a sexta-feira das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia
Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30