10.2 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeGramado recebe 530 doses e vacinação emergencial inicia nesta quarta-feira

Gramado recebe 530 doses e vacinação emergencial inicia nesta quarta-feira

Publicidade

O Governo do Estado, através da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul, destinou 530 doses para Gramado iniciar a primeira fase de imunização contra o coronavírus (Covid-19). O recebimento das vacinas, seringas e agulhas ocorreu no início da tarde desta terça-feira (19), em ato simbólico no Centro Municipal de Saúde. A Secretaria da Saúde, através do Centro de Operações de Emergência (COE) Gramado, definiu para amanhã, quarta-feira (20), o início da vacinação na cidade.

O secretário de Saúde, Jeferson Moschen fala da satisfação em iniciar a vacinação e avalia como positiva a organização na distribuição das doses. “É uma satisfação e uma tranquilidade o recebimento das vacinas que representam um alento para a sociedade. Estamos muito felizes e preparados para começar a vacinação. Neste primeiro momento serão imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do Covid e os moradores das casas geriátricas, após isso, recebendo uma quantia maior de doses vamos vacinar o restante da população”, explica.

Publicidade

Jeferson pede que a população não procure neste primeiro momento os postos de Saúde e as Salas de Vacinação já que as doses recebidas não serão suficientes para vacinar a todos, apenas os grupos prioritários. “Precisamos que a população mantenha a calma e tenha paciência, pois na sequência o Ministério da Saúde disponibilizará mais doses da vacina. Não adianta procurar aleatoriamente os postos, pois as vacinas serão aplicadas in loco, ou seja, diretamente nos grupos prioritários definidos pelo governo federal”, diz o secretário.

Publicidade

O prefeito Nestor Tissot, que foi diagnosticado com a doença no final do mês de setembro e precisou ficar internado oito dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Arcanjo São Miguel, revela o sentimento ao segurar a vacina que salvará vidas. “Estou muito feliz. A população mundial aguardava ansiosa esse momento, mesmo que as doses sejam pequenas neste primeiro momento, mas é o sinal que a solução está pronta para ser colocada em prática. Ficamos na expectativa de receber doses suficientes para vacinar toda nossa população”, comemora o prefeito.

Pelo cronograma do governo federal e estadual, serão imunizados os profissionais que atuam diretamente no combate ao coronavírus no Hospital Arcanjo São Miguel (Emergência), entre médicos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) (Covid e Geral), equipes de enfermagem, higienizadores, nutricionistas, copeiras, fisioterapeutas, funcionários do serviço de radioimagem, profissionais do laboratório de análises clínicas, socorristas do Samu, motoristas da ambulância da Secretaria de Saúde, funcionários da linha de frente do Pronto Atendimento da Unimed (médicos, enfermagem, higienizadores, copeiras, serviços de radioimagem, serviços de laboratório), além de idosos e funcionários das instituições de longa permanência de idosos.

Sobrevivente será a primeira a ser vacinada

A professora e diretora aposentada, Rosa Witmann Jung, de 94 anos, será a primeira gramadense a ser vacinada contra o coronavírus. A idosa moradora do Santa Ana Residencial Geriátrico, local onde ocorreu um surto da doença, testou positivo para o coronavírus e sobreviveu. Rosa, que reside no Santa Ana desde maio de 2016, será vacinada às 09h30 desta quarta-feira.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.