A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado manteve neste sábado as barreiras de orientação aos motoristas nas duas principais entradas da cidade. A intenção é orientar os moradores e, em especial, os visitantes, sobre a restrição de estadia no território municipal neste fim de semana de Páscoa. “Sabemos que é um período difícil, mas precisamos entender a importância da saúde pública”, afirma o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, Luiz Quevedo, referindo-se às medidas de prevenção ao Covid-19 que estão sendo adotadas no município.
Os passageiros recebem orientações dos agentes de trânsito – no sentido de não se aglomerarem em espaços públicos ou em lojas especializadas em chocolate. Os visitantes também são informados de que a hotelaria e o comércio (com exceção dos considerados não essenciais, como mercados e farmácias) permanecem fechados. Parques públicos e privados também estão fechados.
BALANÇO
Segundo o secretário Luiz Quevedo, em torno de 1.200 veículos com placas de outros municípios passaram pelas barreiras de controle neste sábado. A maioria era procedente de municípios dos Vales do Sinos e Paranhana, além do entorno de Porto Alegre. O movimento maior foi no acesso pela RS-115, onde a barreira se situa no início da Avenida Borges de Medeiros (em frente ao Lago Joaquina Rita Bier). “A maioria dos motoristas informou que retornaria para suas casas ainda hoje”, comentou Quevedo.
Por conta das restrições de aglomeração e hotéis e comércio fechados, o feriadão de Páscoa foi atípico, com pouco movimento neste sábado, em Gramado.