11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraGramado inicia instalação das armadilhas ovitrampas para combater a dengue

Gramado inicia instalação das armadilhas ovitrampas para combater a dengue

Publicidade

Ao todo serão 87 pontos distribuídos por toda região urbana do município!

GRAMADO – A Administração Municipal de Gramado, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (21) a instalação de 87 ovitrampas (tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito) por todo o território urbano do município.

Publicidade

A ação de combate está adotando uma nova estratégia visando o controle da dengue. Somente no início deste ano de 2024, em todo o Estado, já foram registrados mais de 4.400 casos em mais de 460 municípios. Diante deste cenário a Prefeitura de Gramado adota uma medida inovadora que integra programas dos governos estadual e federal: as ovitrampas – tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito.

Publicidade

O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, explica que o trabalho será realizado nesta semana, na quarta e na quinta-feira (dias 21 e 22), caso as condições climáticas permitam. “Serão três equipes percorrendo todas as regiões da área urbana de Gramado, com servidores devidamente uniformizados e identificados. Vamos instalar as armadilhas em locais públicos e também em residências com a devida autorização dos moradores”, detalha José Mário, ressaltando que a ação terá apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a presença do coordenador Marcos Ferreira. “As armadilhas permanecerão instaladas por até cinco dias e posteriormente serão recolhidas para análise e quantificação dos ovos depositados”, afirma José Mário, lembrando que esta será a primeira vez que a técnica de ovitrampas será colocada em prática em Gramado.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.