19.5 C
Canela
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoFarmácia Solidária inicia dispensação de medicamentos em Nova Petrópolis

Farmácia Solidária inicia dispensação de medicamentos em Nova Petrópolis

Publicidade

A abertura da Solidare – Farmácia Solidária de Nova Petrópolis ocorre na próxima sexta-feira, 16 de outubro, às 9h, na sala da Farmácia Solidária, localizada junto à sede da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com a dispensação (entrega) de medicamentos doados pela comunidade.

O programa Farmácia Solidária foi instituído em Nova Petrópolis pela Lei Municipal nº 4.902, de 7 de julho de 2020. No Rio Grande do Sul atualmente existem 14 farmácias solidárias constituídas, que se comunicam em rede para auxiliar na instalação e operação. No Município, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Publicidade

A Farmácia Solidária conta com profissional farmacêutico que faz rigorosa triagem dos medicamentos recebidos, auxilia no controle de estoque e registros previamente definidos e na dispensação à população. O programa tem como objetivo principal recolher doações de medicamentos em bom estado de conservação para repassar aos munícipes que não dispõem de meios para aquisição.

Publicidade

A dispensação de medicamentos ocorrerá na sala da Solidare, localizada junto à sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na Rua Cel. Alfredo Steglich, 95, Centro; nas sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min. Para retirar os medicamentos disponíveis na Farmácia Solidária é necessária a apresentação de receituário médico emitido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis, ou apresentação de receituário médico, comprovante de renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis.

As caixas coletoras estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na sede administrativa da Prefeitura de Nova Petrópolis, na UBS Centro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Câmara Municipal de Vereadores. A caixa tem uma repartição para comprimidos e outra para frascos. O material possui um nível interno para evitar que os medicamentos tenham contato direto com o solo. A orientação é de que a comunidade deposite nas caixas coletoras medicamentos em bom estado de conservação, que não são mais utilizados e que possam ser reaproveitados por outra pessoa.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Jeferson Lodéa foi reeleito patrão do CTG Querência em Assembleia realizada na noite do último dia 15, reforçando sua liderança na entidade.CANELA - A eleição marca sua terceira gestão à frente da entidade, um testemunho claro de sua...
CANELA - O vereador Jerônimo Terra Rolim foi recebido pelo delegado de polícia titular de Canela, Vladimir Medeiros, para conhecer as obras realizadas na sede da delegacia. Rolim conheceu os novos dormitórios o novo salão de encontros, a reforma...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.