Retorno das famílias da Rua Getúlio Vargas e Força Tarefa para Retirada de Bens foram temas do encontro!
GRAMADO – Nesta terça-feira (11), o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, a procuradora-geral Mariana Melara Reis, a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira, o professor Luiz Bressani, responsável pelo estudo do bairro Piratini e demais membros do Gabinete de Retomada se reuniram com os moradores das ruas Santo André, Henrique Bertoluci, Afonso Oberherr, Guilherme Dal Ri e Getúlio Vargas, para atualizar a comunidade sobre a situação do bairro.
Na ocasião, ocorreu o anúncio de que as famílias da rua Getúlio Vargas podem retornar para suas casas. Com o avanço dos estudos técnicos e o clima favorável, a tendência é de que a partir desta terça-feira (12), novos lotes sejam liberados para o retorno dos moradores com segurança. Também foi informada a realização de uma operação denominada de “Força Tarefa para Retirada de Bens”, na qual os moradores poderão entrar nas residências ainda interditadas, acompanhados por técnicos, para recuperar documentos, roupas, eletrodomésticos e outros itens que considerarem importantes neste momento. A entrada nas casas está sendo realizada de maneira ordenada, com organização da Secretaria da Cidadania e Defesa Civil. “Essa ação não significa que as casas estão condenadas, é apenas uma possibilidade que estamos dando para que as pessoas possam recuperar itens que estão fazendo falta neste momento”, destacou a secretária Cristiane.
A Força Tarefa também inclui a limpeza dos escombros das ruas. Para isso, a Secretaria de Obras e Secretaria da Agricultura disponibilizaram oito caminhões, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica. Também foram contratados técnicos de construção civil, com experiência em demolição de residências e outras estruturas, para formação de equipes operacionais para os procedimentos. “São diversas secretarias envolvidas, além de empresas contratadas, para garantirmos agilidade nas ações e estudos completos para embasar cada ação. Sabemos que não é fácil ficar fora de casa e a angústia de vocês é também a nossa, por isso estamos trabalhando incansavelmente”, garantiu o prefeito Nestor Tissot.