14.1 C
Canela
sexta-feira, maio 3, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraETE da Vila Miná passará a funcionar no início de 2021 e...

ETE da Vila Miná passará a funcionar no início de 2021 e contribuirá na despoluição do arroio Caracol

Publicidade

A estação de tratamento de esgoto (ETE) Vila Miná, localizada no bairro São Lucas, passará a funcionar no início de 2021. Por estar em um local densamente habitado, também contribuirá na despoluição do arroio Caracol e favorecerá alternativa para tratamento dos esgotos de novos empreendimentos, que se conectarão ao sistema descentralizado proposto a partir de um convênio firmado entre Município e Corsan.


Esse sistema diz respeito à construção de ETE’s compactas e distribuídas por microbacias de Canela. Tanto que, depois da Miná, outras entrarão em funcionamento, como Chacrão, São Luiz e Lago, ampliando as ações de saneamento.

Publicidade


Outras duas ETE’s compactas se juntarão ao sistema nos próximos meses, com destaque para a do bairro Maredial, que tratará os esgotos de todo o bairro Santa Marta e parte do bairro Dante, enquanto outra – a ser construída pela empresa Havan – possibilitará tratar o esgoto do bairro São José. Isso sem contar a ETE Santa Terezinha, que recebeu investimentos da Corsan da ordem de R$ 26 milhões. “Até março do ano que vem, estaremos tratando 60% do esgoto gerado por Canela. Será uma verdadeira revolução no saneamento local, em vista dos atuais 12%”, comemora o secretário Jackson Müller.

Publicidade


A operação das novas ET’s compactadas significa uma importante mudança na forma de fazer saneamento, representando grande conquista para a comunidade, possibilitando qualificar os indicadores de saúde pública, pois muitas doenças são transmitidas por meio hídrico.
“Depois de chegar aos 60%, conforme a previsão do secretário, devemos instalar outras ETE’s em outras regiões do município. Isso resultará num avanço extremamente significativo no quesito ambiental, principalmente quanto à despoluição dos nossos arroios”, conclui o prefeito Constantino Orsolin.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Até o presente momento, cinco segmentos precisarão ser reconstruídosREGIÃO - A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou, nesta sexta-feira (03.05), que já elaborou um plano de ação para a reconstrução de pontes e rodovias afetadas pelas fortes chuvas que...
Quase 20 pessoas passaram pelos locais nas primeiras horas, após precisarem desocupar suas residências em função das chuvasNOVA PETRÓPOLIS - Os cidadãos de Nova Petrópolis que precisarem desocupar suas residências em função dos riscos causados pelos desastres naturais podem...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.