7.4 C
Canela
domingo, 19 outubro, 2025
spot_img
InícioPrefeituraEstiagem castiga comunidades e prefeituras trabalham para minimizar prejuízos

Estiagem castiga comunidades e prefeituras trabalham para minimizar prejuízos

spot_img
spot_img

A falta de chuvas nos últimos dias tem castigado a região e causando transtornos e prejuízos, principalmente ao setor agrícola nas áreas rurais de Canela, Gramado e São Francisco de Paula. Para minimizar os danos, as prefeituras trabalham com o fornecimento de água para os moradores do interior. 

Canela: caminhão-tanque atende 80 famílias

Desde dezembro do ano passado a Prefeitura de Canela disponibiliza um caminhão-tanque que atende 80 famílias do interior. São dez viagens diariamente levando 60 mil litros de água para os moradores que tentam amenizar a situação de estiagem. As localidades que mais estão sofrendo são: Morro Calçado, Tubiana, Banhado Grande, Rancho Jane, Canastra Alta, Caracol, Caçador, Bugres, Rancho Grande, além dos bairros Ulisses de Abreu, São Luiz, loteamentos Corrêa e Edgar Haack.

Conforme informa a prefeitura, na agricultura a plantação de milho e feijão é são as mais prejudicadas, além do consumo de água para animais e pessoas. Nas macieiras há relatos dos produtores que com a falta de chuva a fruta não consegue desenvolver de forma satisfatória por causa da seca e do forte calor.

Em torno de 80 famílias recebem água com o caminhão

Gramado: alerta sobre o consumo consciente da água

A Prefeitura de Gramado alerta que está monitorando a situação e pede o consumo consciente de água. Segundo o Gerente Técnico da Emater, Rogério Mazzardo, os agricultores de Gramado ainda não registraram sérios problemas de desabastecimento. “Essa época é mais delicada porque algumas frutas estão em formação, mas ainda não há mensuração de perdas”, afirma.

Entretanto, Mazzardo afirma que se a situação perdurar nas próximas semanas o cenário pode ficar mais delicado. Por isso, é fundamental a conscientização da comunidade para que haja economia de água, evitando ao máximo o desperdício através de simples ações. Reduzir o tempo de banho, não lavar carros e calçadas com mangueira e reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar para esse trabalho são algumas formas de diminuir o consumo de água.

São Francisco de Paula: distribuição de água potável

A Prefeitura de São Francisco de Paula, através da Defesa Civil, está disponibilizando entrega de água potável para aquelas famílias que já apresentam falta de água em seus reservatórios. A ação visa minimizar os efeitos causados pela estiagem que atinge o interior do Município. Solicitação deve ser feita pelos telefones (54) 3244-1442 ou (54) 9 9947-9442.

Para solicitar é necessário possuir reservatórios adequados para armazenamento da água para consumo humano (caixa d’água, bombonas etc.) e informar o volume aproximado. Todas as famílias atendidas serão visitadas por técnicos para comprovar a situação. Neste momento não será disponibilizado água para consumo animal e agrícola.

Foto: Evandro Derze
spot_img
spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Um adolescente de 16 anos morreu na noite desta sexta-feira (17) após ser atropelado na RS-020, no Distrito Industrial de São Francisco de Paula. A vítima foi identificada como Kauan de Brito de Oliveira....
GRAMADO | O Centro Esportivo Gramadense segue fortalecendo seu propósito de abrir portas e oportunidades para jovens talentos do futebol. Nos últimos dias, dirigentes do clube intensificaram as ações para firmar parcerias com grandes equipes do cenário nacional e...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img