17.9 C
Canela
domingo, abril 28, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaEstação Literária promove troca de obras e valoriza o setor na Estação...

Estação Literária promove troca de obras e valoriza o setor na Estação Campos de Canella

Publicidade

CANELA – Importante ação de divulgação, valorização e fruição do livro/leitura/literatura é desenvolvido pela S&S Cultura Turismo e Eventos em projeto que prevê ações de cultura o ano todo na Estação Campos de Canella – A Rua Coberta de Canela. Isto porque ali é mantido o projeto Estação Literária, que trata-se de uma estante onde são oferecidos livros, obras de diferentes gêneros e títulos literários variados que os transeuntes podem retirar e levar junto consigo, bem como podem deixar exemplares para serem aproveitados por outros leitores. “É um lugar e ação incríveis”, ressaltam alguns. Rotatividade de livros é grande. Por vezes a estante está cheia, repleta de exemplares. Muita gente passa por ali e, no dia seguinte, a estante já está vazia, ou seja, os livros foram levados. Mas logo depois aparecem mais doações e a estante se renova a cada momento.

Além das doações aleatórias, eventualmente acontecem doações mais expressivas e específicas protagonizadas por escritores. No mês de outubro de 2023, a doutora Alini Mariot doou para a Estação Literária exemplares de suas cinco obras: Livro Projeto Bilingue – não há barreiras que a Libras não possa transpor; o Guia de Terminologias sobre os principais termos de políticas afirmativas para entender o preconceito e combater o mesmo (ambas pela Editora Vechio/2022); Amabile; Gurias na ciência; e, Inclusão da Diversidade – Discussões sobre diferentes prismas da diversidade (estas três pela Editora da FURG/2022).

Publicidade

Já no dia 25 de novembro, a Estação Campos de Canella sediou o lançamento do livro São Francisco de Assis – San Francesco d’Assisi (Lema Edições), da escritora Roberta Bassani Federizzi. Além de exemplares desta obra, Roberta doou também outros cerca de 80 títulos diversos de seu acervo particular. No mesmo dia, o escritor Leo Vieira também doou exemplar de sua obra Visceral (Lema Edições).

Publicidade

Alini Mariot doou exemplares de suas cinco obras – Foto Simone Rossa Web TV Serra

A comunidade local tem frequentado a Rua Coberta e aproveitado a Estação Literária. No dia 23 de dezembro, a canelense Erilene Fogaça prestigiou apresentações musicais e de circo, e ainda conferiu os livro expostos ali. Professora, hoje aposentada, ela trabalhou por 32 anos e meio como bibliotecária em Canela (de 1975 até 2008). “Excelente iniciativa. Fico contente por ver que nossa comunidade tem expressões artísticas de qualidade, oferecidas gratuitamente ao público, e que também valoriza a literatura, o livro, a leitura. Uma maravilha!”, ressaltou.

Visitantes também sentem-se atraídos pela Estação Literária e reconhecem a ação como importante iniciativa que merece aplausos. Isto foi o que disse o casal Ubiratan Torres de Lacerda e Maria Aparecida Siqueira, que estavam passeando pela Região das Hortênsias, no dia 29 de dezembro, sendo que ele pela primeira vez e ela já conhecia. Oriundos da região Norte do estado do Rio de Janeiro, e do setor educacional, se alegram com ações que valorizam e incentivam a leitura. “Achei tão legal esta iniciativa que fiz questão de registrar com uma foto”, frisou Ubiratan. Maria Aparecida retirou uma obra.

Diretor da S&S Cultura Turismo e Eventos, Sandro Bonatto destaca que, além de possibilitar o acesso a obras importantes e já reconhecidas, esta é também uma oportunidade para novos escritores apresentarem seus trabalhos. Ele salienta que o espaço é público, os livros ali expostos podem ser retirados gratuitamente. “Esperamos que continuemos recebendo doações. Nossa minibiblioteca tem uma boa rotatividade de livros e esperamos que siga assim. Tem até alguns apoiadores anônimos que adotaram a ideia e sempre que a estante está com poucos livros, eles, sem alarde, depositam exemplares ali e reforçam o acervo”, frisa Sandro.
A S&S Cultura Turismo e Eventos é realizadora do projeto Estação Cultural em Canela, executado através da lei federal de incentivo à cultura – Lei Rouanet. Assim, foram apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira, GP Pneus e Estação Campos de Canella. Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil. União e Reconstrução. A etapa do projeto que ocorreu de setembro a dezembro de 2023 teve apresentações de música instrumental e artes circenses, semanalmente, na Estação Campos de Canella. Agora o grupo já está trabalhando para uma nova etapa, que deve ocorrer a partir dos próximos meses, com apresentações de teatro e dança, além de projeto do segmento literário, das exposições e artes visuais e continuidade da Música na Estação. Acompanhe, participe, apoie e patrocine.

Leo Vieira, Fernando Bassani, Roberta Federizzi e Sandro Bonatto (S&S Cultura Turismo e Eventos) – Foto: Duclerc Silva
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.