Com mais de 3 mil pés de laranja e bergamota, 200 pés de caqui e 500 parreiras, além de outras frutas, a Escola Neusa Mari Pacheco – Ciep Canelinha, comemorou a produção registrada em 2020. Somente no que se refere à uva, cerca de 5 mil garrafas de suco totalmente natural e sem conservantes foram distribuídas entre os alunos e comercializadas, para custear as despesas do centro agrícola neste ano na instituição.
Com iniciativa, engajamento e dedicação, a escola, que oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio Politécnico, é reconhecida como escola pública referência em educação de tempo integral, e valorizada por seu modelo de projeto educacional com participação efetiva da comunidade.
Neste ano, em virtude da pandemia de covid-19 e de dificuldades com transporte, não há atividades com alunos no local. Porém, o centro agrícola do Canelinha não deixou de dar frutos. “A manutenção de tudo isso dá muito trabalho, mas a produção das frutas é uma alegria e orgulho para nossa comunidade”, destacou o diretor, Márcio Gallas Boelter, ao elogiar o empenho da comunidade em manter o local.
“O projeto político-pedagógico da escola é vivido integralmente por toda a comunidade escolar. Isso demostra que é possível mudar a realidade da população por meio da educação”, ressaltou Viviani Devalle, coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Foto: SEDUC