As medidas tomadas pelo Prefeitura de Canela para impedir o contágio pelo novo coronavírus no município completarão 30 dias no próximo sábado (18). Há quase um mês, o prefeito Constantino Orsolin assinou o decreto nº 8.700, que anunciava a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a redução das atividades no paço e outras medidas.
Quanto às ações preventivas, a atenção recai sobre a Secretaria Municipal de Saúde, que já no final de fevereiro se antecipou ao começar a trabalhar sobre o que até então se conhecia sobre o novo coronavírus. Tudo para definir as primeiras estratégias tomadas em março.
“Fizemos encontros para preparar as equipes de atendimento da rede pública para o que estaria por vir. Reunimos servidores de outras áreas da prefeitura e professores, além de produzir folheteria”, conta o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.
Atenta ao contexto da pandemia em nível mundial, a Secretaria Municipal de Saúde ajustou as estratégias conforme as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Para acolher, identificar e diagnosticar casos suspeitos de novo coronavírus, ainda em março foi construída uma tenda anexa ao Hospital de Caridade de Canela para não misturar pacientes com sintomas gripais aos demais nas unidades de saúde.
HOSPITAL DE CARIDADE E UBS’S
O HCC continua a atender casos de urgência e emergência em sua estrutura tradicional. Enquanto o trabalho segue, doações de empresas e da comunidade, em dinheiro e em materiais, chegam para equipar os colaboradores ante o enfrentamento da Covid-19. Também, muitas são as contribuições para quitar o tomógrafo recém-adquirido, que se somará ao já instalado aparelho de raio-x e ao de ultrassonografia, que deverá começar a operar no início de maio.
O HCC também recebeu o trabalho da Secretaria Municipal de Obras para adequar algumas estruturas, assim como a rua em frente – a Visconde de Mauá – recebeu asfaltamento para facilitar o acesso da população.
Já as unidades de saúde passaram a atender casos de menor gravidade não relacionados a sintomas gripais. Para evitar acúmulo de pacientes no HCC, a Unidade Central passou a funcionar até as 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19 horas aos fins de semana para receber pacientes sem sintomas gripais. Foram necessários aportes de recursos para garantir o trabalho dos profissionais.
Também funciona a Central de Atendimento sobre o Coronavírus, que atende ligações pelo telefone 3282.5101. O serviço, que funciona de segunda a sexta pela manhã e à tarde, dá informações e orienta as pessoas quanto à Covid-19.
Como resultado de um trabalho permanentemente vigilante, por enquanto Canela apresentou somente suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus – todas já descartadas. De segunda a sexta-feira, a Secretaria de Saúde emite boletins diários sobre os números.
“Não podemos dizer que não teremos casos de Covid-19, mas temos feito um trabalho contínuo, e aqui fica o agradecimento pelo empenho dos servidores da Saúde, que não estão medindo esforços diariamente”, diz secretário municipal de Saúde e interventor do HCC, Vilmar Santos.
A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima segunda-feira (20) a continuação da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), em todas as unidades básicas – Centro Materno Infantil, Unidade Central e postos dos bairros Santa Marta, Canelinha, São Luiz e Leodoro de Azevedo. Todas estarão abertas às 7h, mas a aplicação das doses será a partir das 7h30.
Nesta etapa, devem se vacinar: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transportes de coletivos e portuários.
Têm direito às vacinas motoristas com CNH nas categorias C, D e E. Já os portadores de doença crônica – e que por isso fazem uso de medicação contínua – devem apresentar alguma receita médica. Idosos e trabalhadores da área de saúde, dos grupos de risco da primeira fase que ainda não se vacinaram, também podem buscar a imunização.
Esta segunda etapa da campanha teve início quarta-feira (15) em Canela, e segue até 8 de maio. Embora estivesse marcada para ser iniciada só no dia seguinte, acompanhando o calendário nacional, a Secretaria Municipal de Saúde se adiantou pelo fato de a meta de vacinação dos grupos de risco da primeira fase, que são os idosos e os trabalhadores da área da saúde, ter sido superada no município.
No dia 9 de maio começará a terceira fase da campanha. No próximo mês, então, a vacinação contra a Influenza estará liberada a professores de escolas públicas e privadas, gestantes e crianças dos 6 meses a menores de 6 anos.