Nos três primeiros meses deste ano foram realizados 128 atendimentos para pessoas de diversas nacionalidades, entre argentinos indígenas, cubanos, haitianos e venezuelanos
Canela conta com um espaço muito importante que proporciona às pessoas de outros países a garantia dos seus direitos, além de promover inclusão social. É o Departamento do Imigrante, setor que funciona na Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação. Somente nestes três primeiros meses do ano foram realizados 128 atendimentos para pessoas de diversas nacionalidades, entre argentinos indígenas, cubanos, haitianos, venezuelanos e outras.
As servidoras Gabriele Cavalli Bianchi e Gabriela de Azevedo prestam informações aos imigrantes residentes em Canela, auxiliando na organização da documentação exigida para a regularização migratória na Polícia Federal, assim como na solicitação de autorização de residência, renovação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e solicitação e renovação de refúgio. Conforme a secretária adjunta da pasta, Solange Aguiar, contar com esta unidade é uma forma, também, de combater violações de direitos.
Além disso, a central fornece orientações para acessar outros serviços públicos disponíveis no município como na área da Saúde, Educação e Assistência Social. O Departamento de Atendimento ao Imigrante funciona na Secretaria da Assistência Social localizada na Rua Augusto Pestana, 455 – Centro. O horário de funcionamento é das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30 de segunda a sexta-feira.
Mais informações pelo contato: (54) 3282-5140 ou e-mail [email protected].
Foto: Divulgação
Texto: Vanessa Osório/Prefeitura de Canela
