4 C
Canela
terça-feira, 12 agosto, 2025
spot_img
InícioRegiãoDefesa Civil Nacional articula resposta coordenada diante de alerta de fortes chuvas...

Defesa Civil Nacional articula resposta coordenada diante de alerta de fortes chuvas no RS

spot_img
spot_img

ESTADO | Diante da previsão de eventos climáticos extremos que devem atingir o estado do Rio Grande do Sul nos próximos dias, a Defesa Civil Nacional realizou reunião, nesta terça-feira (17), para articular estratégias de mitigação e resposta com órgãos federais e estaduais. Segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperados entre esta terça-feira (17) e quinta-feira (19) chuvas intensas com indicação de riscos de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra no estado gaúcho.
 

Durante a reunião, o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres, Tiago Schnorr, destacou que o acompanhamento das situações de risco é feito de forma permanente. “Todos os dias, às 9h, realizamos reuniões de briefing para atualizar os prognósticos e definir as ações necessárias para mitigar os impactos dos desastres”, afirmou.
 

A coordenadora-geral de Gestão de Processos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Júnia Ribeiro, destacou ainda, que sua equipe está de prontidão para auxiliar o estado gaúcho. “Estamos à disposição para oferecer todas as orientações necessárias. Podemos realizar reuniões para explicar como solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência, bem como auxiliar na elaboração dos planos de trabalho para acesso à ajuda humanitária e outros tipos de apoio”, informou a coordenadora-geral.
 

Participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB), além de defesas civis estaduais e outras instituições que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
 

Recomendações à população

A Defesa Civil orienta a população do Rio Grande do Sul a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas de risco, manter atenção redobrada com possíveis alagamentos e deslizamentos, e seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.
 

Como solicitar recursos

Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de resposta por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A análise técnica dos planos de trabalho é feita pela equipe da Defesa Civil Nacional, com liberação de recursos publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU).
 

Capacitação para agentes de defesa civil

A Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos gratuitos a distância, voltados à capacitação de agentes municipais e estaduais. O objetivo é fortalecer a atuação das defesas civis locais em situações de emergência. Clique aqui e acesse a lista completa de cursos.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, promoverá nesta terça-feira, dia 12, uma formação para os gestores escolares da rede municipal, com palestra da doutoranda em Educação pela Unisinos e professora...
CANELA | A blitz educativa de prevenção à dengue, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 11, em frente à Unidade Básica de Saúde do Bairro Leodoro de Azevedo, contou com a participação de 68 veículos. A ação foi promovida...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img