11.9 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasDecreto Estadual estipula multa para quem não usar máscara

Decreto Estadual estipula multa para quem não usar máscara

Publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na sexta-feira (5) uma série de medidas para conter a transmissão da Covid-19 no Estado. Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, ficou estabelecida a possibilidade de multa de até R$ 4 mil para quem não usar máscara.

Conforme a determinação, boca e nariz precisam estar cobertos durante a permanência em locais públicos ou privados que sejam frequentados pelo público, em ruas e no transporte público coletivo em todo o território gaúcho.

Publicidade

Em Canela a fiscalização será feita por servidores do Departamento de Fiscalização da Prefeitura e também por policiais da Brigada Militar. Sem máscara o cidadão abordado não poderá seguir transitando pelas ruas. Caso a pessoa insista em continuar com o rosto descoberto, poderá ser detida e encaminhada à delegacia, onde o auto de infração será lavrado com apresentação da documentação, registro e avaliação do delegado responsável.

Publicidade

Além da detenção, uma multa de R$ 2 mil será aplicada. Em caso de reincidência, o valor dobra. Há possibilidade de recurso judicial da autuação e a multa será encaminhada por escrito, semelhante a uma infração de trânsito.

A multa será aplicada caso a pessoa abordada se recuse a colocar a máscara imediatamente. Se houver a abordagem e a máscara for imediatamente colocada, a pessoa receberá uma advertência. Segundo o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o crime é previsto na Lei Federal 6.437, de 20 de agosto de 1977 – texto que versa sobre as sanções a infrações sanitárias. Os valores das infrações serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES), do Governo do Rio Grande do Sul.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.