20.8 C
Canela
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioPrefeituraCritérios de funcionamento para o comércio durante bandeira laranja

Critérios de funcionamento para o comércio durante bandeira laranja

Publicidade

O decreto estadual nº 55.240, de 10 de maio, determinou que Gramado está na bandeira laranja, onde há risco médio. Com isso, medidas foram estabelecidas para os diferentes setores. 

Publicidade

No comércio o critério principal que determina o modo de funcionamento, é a capacidade máxima de trabalhadores dentro dos estabelecimentos no mesmo turno e ao mesmo tempo, evitando aglomerações. 

Confira abaixo a relação e teto máximo de trabalhadores por categoria:

 – Comércio de veículos (rua) – 50% dos trabalhadores;

Publicidade

 – Manutenção e reparação de veículos automotores (rua) – 50% dos trabalhadores;

 – Comércio atacadista e varejista (não essencial) – 50% dos trabalhadores;

 – Comércio varejista – shoppings e centros comerciais – 50% dos trabalhadores e 50% da lotação – deve monitorar a temperatura dos clientes antes de entrar no local;

 – Comércio varejista de produtos alimentícios – 75% dos trabalhadores;

 – Comércio atacadista e varejista (itens essenciais) – 75% dos trabalhadores;

 – Comércio de combustíveis para veículos automotores – 75% dos trabalhadores. 

A decisão se deve ao modelo de distanciamento controlado estabelecido para as cidades e regiões do Rio Grande do Sul que estão inclusas na bandeira laranja. Os estabelecimentos têm até quarta-feira, dia 13, para se adaptar. 

Toda semana o Estado avaliará a situação dos municípios e das regiões e estabelecer as bandeiras e protocolos de saúde e higienização.

Como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi criado baseado em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Pensou-se, então, em um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Conforme nota divulgada pela Corsan, moradores dos bairros Leodoro de Azevedo e Fundo do Campo, em Canela, terão o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde deste sábado, 23/11. A Corsan está consertando uma rede de água...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Durante a sexta-feira (22/11), foi realizada uma operação conjunta entre Policiais Militares do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela e Inspetoria Veterinária do Estado. A ação teve fiscalização veicular, com abordagens e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.