10.9 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraCritérios de funcionamento para o comércio durante bandeira laranja

Critérios de funcionamento para o comércio durante bandeira laranja

Publicidade

O decreto estadual nº 55.240, de 10 de maio, determinou que Gramado está na bandeira laranja, onde há risco médio. Com isso, medidas foram estabelecidas para os diferentes setores. 

No comércio o critério principal que determina o modo de funcionamento, é a capacidade máxima de trabalhadores dentro dos estabelecimentos no mesmo turno e ao mesmo tempo, evitando aglomerações. 

Publicidade

Confira abaixo a relação e teto máximo de trabalhadores por categoria:

 – Comércio de veículos (rua) – 50% dos trabalhadores;

Publicidade

 – Manutenção e reparação de veículos automotores (rua) – 50% dos trabalhadores;

 – Comércio atacadista e varejista (não essencial) – 50% dos trabalhadores;

 – Comércio varejista – shoppings e centros comerciais – 50% dos trabalhadores e 50% da lotação – deve monitorar a temperatura dos clientes antes de entrar no local;

 – Comércio varejista de produtos alimentícios – 75% dos trabalhadores;

 – Comércio atacadista e varejista (itens essenciais) – 75% dos trabalhadores;

 – Comércio de combustíveis para veículos automotores – 75% dos trabalhadores. 

A decisão se deve ao modelo de distanciamento controlado estabelecido para as cidades e regiões do Rio Grande do Sul que estão inclusas na bandeira laranja. Os estabelecimentos têm até quarta-feira, dia 13, para se adaptar. 

Toda semana o Estado avaliará a situação dos municípios e das regiões e estabelecer as bandeiras e protocolos de saúde e higienização.

Como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi criado baseado em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Pensou-se, então, em um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.