GRAMADO | O carinho da comunidade gramadense é fator determinante para os resultados alcançados pela Festa da Colônia. Além de turistas de todo o Brasil, o evento, que continua até domingo, dia 18, no Expogramado, é prestigiado diariamente por grupos escolares e moradores da zona rural e urbana. Após ser interrompida pelas chuvas de maio de 2024, a festa retornou com ainda mais vigor em sua 34ª edição.
Além da presença maciça dos gramadenses na festa, os gestos de carinho são expressados em cada abraço recebido pelas soberanas Julia Brezolla Fritsch, Manuela Cavichion e Ana Paula Thomazi. Na Linha Bonita, o casal Luiz e Sirlei Rama fez questão de decorar sua propriedade especialmente para o evento. “Amamos a Festa da Colônia. Somos felizes em poder colaborar de alguma forma”, afirma Sirlei.
Outro exemplo do carinho comunitário com o evento é da Comesa Utilidades, que também instalou decoração colonial na sua loja na Rua das Fontes. Já na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco, do bairro Floresta, até os tradicionais sinais sonoros de entrada, saída e recreio tocam músicas de bandinhas típicas. “São ações que nos motivam e fortalecem o evento. Que os exemplos inspirem cada vez mais para que o evento continue crescendo”, agradece a gestora da Festa da Colônia, Patrícia Poetini.

Para manter o legado dos imigrantes e difundir a festa para futuras gerações, a corte visitou escolas de educação infantil ao longo do evento. Nesta terça-feira, dia 13, rainha e princesas estiveram nas escolas municipais Tia Carmelina, na Várzea Grande, e Marília Daros, no Centro. “Além da troca de carinho e de sentir o abraço caloroso das crianças, as visitas são importantes para o futuro da nossa festa. Daqui a alguns anos eles serão os protagonistas do evento”, destaca a princesa Ana Paula Thomazi.